Já parou para pensar na importância da textura de sorvete na experiência do consumidor com o produto?
O sorvete tem o poder de despertar emoções através das experiências sensoriais proporcionadas àqueles que o consomem. Por isso é importante ressaltar todas as suas características da melhor forma possível e garantir que o consumidor realmente possa desfrutar ao máximo desse momento.
Para saber mais sobre a importância da textura do sorvete na experiência do consumidor, acompanhe a leitura que o blog da MasterSense preparou para você!
Por que a textura?
A textura é um dos principais aspectos quando consideramos a experiência de degustação de um sorvete, pois impacta na aparência, na sensação na boca e na estabilidade do produto.
Segundo pesquisa realizada pela Mintel, nos EUA a “textura” é o segundo atributo de maior importância para os consumidores de sobremesas congeladas, ficando atrás apenas do “sabor”. Já no Canadá 36% dos jovens se declararam interessados em sorvetes com “texturas únicas”.
Maximizar a sensação de cremosidade e explorar a inclusão de crocantes/mastigáveis são importantes tendências que potencializam o prazer e o conforto proporcionado pelos sorvetes.
Confira abaixo nossas soluções para que você também possa possibilitar essa experiência com a textura de sorvete para os seus consumidores:
Sorvetes à base de leite
Do ponto de vista da tecnologia de sorvetes, uma textura agradável ao paladar está relacionada a um balanceamento correto dos ingredientes da calda que, além de permitir uma aeração adequada do sorvete, também garantirá sua estabilidade durante a vida de prateleira.
Em sorvetes lácteos é esperado uma textura cremosa, alta sensação de preenchimento na boca e sabores com notas lácteas. Neste contexto o açúcar e a gordura possuem grande importância:
- Além de estar relacionado ao dulçor, o açúcar realça a percepção de sabor dos ingredientes;
- O açúcar é um agente de corpo que contribui para maciez do sorvete afinal, devido à sua interferência no ponto de congelamento da água, ele evita que a textura final do sorvete seja rígida como a de um bloco de gelo;
- A gordura, por sua vez, além de contribuir com sabor do sorvete, desempenha as funções tecnológicas de auxiliar na incorporação de ar da calda e aumentar cremosidade.