Logo-MasterSense

Tendências para 2024: desvendando os novos sabores que moldarão o futuro

Não é segredo para ninguém que o cenário da alimentação é super dinâmico e está em constante evolução.

E à medida que chega um novo ano, novos sabores e tendências ditam o que os consumidores irão buscar nas prateleiras e, em consequência disso, no que as marcas devem estar atentas.

Quer saber quais são essas tendências? Então acompanhe o conteúdo que o blog da MasterSense preparou para você e comece hoje mesmo a olhar para estes itens em sua linha de produção!

 

Sabores ousados: explorando novas experiências

A primeira tendência é a chamada “Bold Flavours”, que destaca os sabores ousados e a experimentação de novas combinações.

Mais do que nunca, os consumidores estão abertos a experimentar coisas novas e isso pode ser feito de diversas formas, como destacamos nos pontos abaixo:

 

Intensidade e ousadia que encantam os consumidores

Em todo o mundo, vivemos tempos de incertezas econômicas e, neste cenário, os consumidores não apenas buscam, mas anseiam por experiências culinárias ousadas e inovadoras. 

A busca pela intensidade de sabor é uma estratégia eficaz para cativar os paladares, revelando um interessante dado em pesquisa da Mintel: 29% dos consumidores do Reino Unido estão abertos a experimentar sabores azedos em novos produtos de doces

Essa demanda por novas sensações impulsiona as marcas a explorarem combinações novas, desafiando as expectativas dos consumidores.

 

Combinações agridoces e picantes

As combinações agridoces e picantes também têm encontrado apelo entre o público. 

E esta é uma tendência global, pois mesmo os membros da geração Z (nascidos entre 1990 e 2010) na Espanha, conhecidos por sua busca por experiências sensoriais únicas, mostram um intrigante interesse, com 21% deles dispostos a experimentar novos produtos de doces com sabores amargos.

A exigência por experiências mais ousadas (que vão além do simples agridoce) inclui também a busca por combinações como doce e amargo, doce e azedo, e sabores picantes e azedos. 

Aqui, portanto, vale a reflexão: sua marca tem explorado os novos sabores e experiências a ponto de chamar a atenção dos seus consumidores ou até mesmo para atrair novos?

 

Parcerias entre marcas

E essa tendência voltada para a combinação de sabores já é algo que grandes empresas vêm trabalhando. 

A gigante Coca-Cola, segue sendo uma líder em inovação e tem incorporado sabores intensos e colaborações inesperadas em seus produtos. 

O recente lançamento da Coca-Cola Ultimate em parceria com a Riot Games é um exemplo claro dessa abordagem visionária, ao adicionar o “sabor eletrificante de +XP” à tradicional Coca-Cola. 

A aceitação positiva dessas iniciativas evidencia a disposição do público mais jovem em buscar experiências únicas e compartilháveis nas redes sociais, reforçando a importância de se destacar por meio da inovação nos sabores.

 

Inspirados pela natureza: sabores naturais que cativam

A segunda tendência, destacada no mais recente relatório publicado pela Mintel, é marcada pela busca incessante dos consumidores por sabores naturais e experiências sensoriais genuínas

A justificativa para esta tendência é a crescente preferência por ingredientes naturais e funcionais, pensando em um estilo de vida mais saudável, e que seja, ao mesmo tempo, mais prático.

Para se ter uma ideia, conforme apontam dados da Mintel, nos Estados Unidos, 76% dos adultos reconhecem e endossam os benefícios funcionais oferecidos por ingredientes naturais em comparação com outros produtos artificiais. 

Esse movimento não apenas reflete uma escolha por opções mais saudáveis, mas redefine o próprio cenário da inovação dentro da alimentação, moldando o futuro de quem consome e também de quem produz.

Veja mais sobre essa tendência nos tópicos a seguir:

 

Sabores florais em ascensão

Os sabores florais, antes limitados aos chás, agora expandem suas fronteiras, conquistando novos territórios em produtos como iogurtes e bebidas lácteas

Esse movimento arrojado é impulsionado pelo apelo cativante de perfis de sabor exóticos, texturas distintas e aromas envolventes. A demanda crescente por experiências sensoriais únicas é evidenciada pelo interesse expresso por consumidores da Índia, onde 42% manifestam curiosidade em experimentar uma combinação floral e de nozes em chocolates

Esse dado ressalta a amplitude das oportunidades que os sabores florais oferecem no dinâmico cenário alimentício, onde a inovação e a experimentação convergem para criar uma experiência verdadeiramente única ao paladar. 

A revolução sensorial está apenas começando, e promete redefinir e enriquecer ainda mais o panorama culinário.

 

Alimentos ultraprocessados são um desafio

O interesse crescente nos ultraprocessados (AUP) por parte da população está redefinindo a percepção sobre o processamento de alimentos. Em outras palavras, o consumidor final está mais atento sobre este tipo de produto e seu impacto na saúde humana.

Isso é um fato quando o estudo da Mintel destaca que 76% dos adultos nos EUA concordam que ingredientes naturais oferecem mais benefícios funcionais do que ingredientes artificiais, por exemplo.

A tendência “Trust The Process” da Mintel aponta para uma análise mais detalhada por parte dos consumidores, instigando as marcas a justificar os benefícios das técnicas de processamento, desde aprimorar a nutrição até promover a sustentabilidade. Neste contexto, é um desafio para as empresas transformar a experiência sensorial e atender às demandas dos consumidores que priorizam a qualidade dos ingredientes.

As discussões sobre AUP direcionarão ainda mais a atenção do consumidor para ingredientes e formulações mais naturais. A naturalidade em alimentos e bebidas requer atenção redobrada, com foco crescente em alimentos ultraprocessados (AUP). 

A tendência Trust The Process da Mintel antecipa uma maior análise do processamento de alimentos e bebidas, especialmente com a introdução de sistemas de comparação como o NOVA

Ou seja, as marcas devem explicar os benefícios de certas técnicas de processamento de alimentos, como aquelas que aprimoram a nutrição, inibem contaminantes ou melhoram a sustentabilidade.

 

Leve aromas naturais e outras tendências para o seu produto com a MasterSense!

Então, o que achou de conhecer mais um pouco sobre as novas tendências do mercado alimentício que irão moldar o comportamento do consumidor em 2024?

Aproveite para estar à frente neste cenário e invista nos seus produtos com a MasterSense

Seja através de aromas naturais que transcendem a experiência sensorial ou soluções que apostam na saudabilidade e sabor, sem perder o teor nutritivo, a MasterSense mantém o compromisso de ser a parceira ideal na busca pela excelência em seus produtos, sempre de olho no futuro. 

Entre em contato através do site e saiba como podemos te ajudar!

Conteúdos relacionados