Os spreads doces, ou pastas, como são normalmente chamados, são sucesso no mundo todo.

 Esse produto, que serve como um complemento para as refeições (principalmente para pães, torradas e etc) pode ser feito de diferentes ingredientes, formas, texturas, e é isso que o tem tornado tão popular.

 Quer conhecer mais sobre as novidades do mercado de spreads e o que as marcas mundo afora têm feito com este produto? Então acompanhe a seguir o conteúdo que o blog da MasterSense preparou para você!

 Tendências dos spreads doces

 Para que você descubra novos produtos e tendências relacionadas aos spreads, selecionamos tudo o que este mercado tem explorado. Confira:

 Redução de açúcar

 Pensando em adquirir novos hábitos alimentares e na saudabilidade, os consumidores e marcas têm se movido para oferecer spreads doces com redução de açúcar.

 Segundo a Mintel, 59% dos consumidores americanos limitam a ingestão de açúcar devido a problemas de saúde futuros, 53% para perder peso e 50% para problemas de saúde atuais.

 A mesma pesquisa também revelou que 33% dos consumidores brasileiros estão comendo doces e sobremesas com menos frequência. Neste contexto podemos trazer os seguintes exemplos de spreads:

 O La Fabrique des Pyrénées Hazelnut Spread (França) é um produto vegano e orgânico com 30% de avelãs e 60% menos açúcar.

 O Stute (Bangladesh) sem açúcar adicionado de geléia de laranja de corte grosso é adequado para diabéticos, já que contém açúcares naturais.

 Indulgência

 Produtos com novos sabores e texturas, com aquele gostinho lúdico, tem sido a busca dos consumidores de spreads doces ao redor do mundo.

 Os spreads de chocolate, por exemplo, têm ganhado novas versões com mais teor de cacau, além de outras novidades para chamar a atenção do público.

 Sobre o consumo de spreads no Reino Unido, de acordo com a Mintel, 25% dos consumidores estão interessados em spreads de chocolate com adição de pedaços de nozes e grãos de café. Ou seja, uma tendência de consumo que abre portas para produtos inovadores, como os que vemos a seguir:

A famosa Nutella (Reino Unido) lançou seu produto em uma versão mais indulgente, com o dobro de cacau em sua composição, oferecendo um sabor mais rico e intenso.

 Extra Escuro Extra Dark Chocolate Spread (Itália) é um creme italiano rico e saboroso feito de chocolate amargo.

 

Além disso, novos sabores como caramelo salgado e sal rosa do Himalaia também podem ser encontrados nesta categoria.

Sustentabilidade

Outra forte tendência para o mercado de spreads doces está relacionada à sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente.

Neste contexto, temos visto uma movimentação de produtos com ingredientes que tenham benefícios ambientais, de origem local e veganos.

Tudo isso pensando em formas de produção e consumo mais naturais e menos prejudiciais ao mundo em que vivemos. Veja exemplos:

 O SCW Mel (Camboja) é produzido a partir de diversas flores cambojanas. A marca afirma que o apoio ao consumidor melhora as condições de vida das pessoas da comunidade, bem como protege a conservação dos recursos naturais de Camboja.

A manteiga de amendoim cremosa Nuts da CB (EUA) contém um ingrediente e é processada por meio de torrefação lenta em barril. O produto é certificado como Processador Orgânico pelo Departamento de Agricultura do Estado de Washington, com aprovação de agricultores americanos comprometidos com a agricultura sustentável.

Funcionalidade

E, por fim, produtos voltados para funcionalidade, ou seja, com funções específicas na saúde e na manutenção do organismo, também têm sido destaque na busca por spreads doces.

 Produtos relacionados à fortificação, saúde intestinal, controle de peso e saúde cognitiva são destaque. Confira:

A marca australiana Mayver’s adicionou probióticos e ômega-3 a uma variedade de spreads de nozes. A manteiga de amendoim Omega-3 Super contém óleo MCT orgânico e 30mg de Omega-3 DHA por porção. A manteiga de amendoim Probiotic Super contém a inulina prebiótica e o probiótico Bacillus coagulans.

O mercado de spreads doces tem muito a ser explorado!

Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o mercado dos spreads doces e as novidades deste produto ao redor do mundo?

Este é um nicho com muito potencial a ser explorado e você deve estar atento para inovar, pensando nos diversos perfis consumidores e em cada uma das tendências e necessidades acima. 

E para isso, conte com a MasterSense! Entre em contato e saiba como nossas soluções de ingredientes e aromas podem te ajudar no desenvolvimento de novos produtos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.