Logo-MasterSense

Spreads: conheça as principais soluções para este produto

 

Os spreads são complementos que fazem muito sucesso no mundo todo.

Seja para passar no pão, torrada e etc, trata-se de uma categoria de produto que tem muito a ser explorada e o consumidor já está atento ao que as marcas têm a oferecer.

Quer saber mais sobre o mercado de spreads e conhecer nossas soluções para o desenvolvimento deste produto? Então acompanhe o conteúdo que a MasterSense preparou para você!

Indulgência e o foco no sabor

O relatório da Mintel “The future of Sweet and Savoury Spreads 2021” trouxe alguns dados importantes sobre o consumo global de spreads. 

Segundo ele, 91% dos consumidores italianos concordam que os sabores familiares trazem conforto. Já 21% dos britânicos estão mais interessados em spreads com maior quantidade de cacau.

Produtos como o Bega Simply Nuts Crunchy Roast Naturak Butter, da Austrália são bons exemplos disso. Ele traz 100% de nozes australianas torradas lentamente e é um produto que 52% dos australianos comprariam, superando a média.

Outra opção, agora vinda do México, é o Matcha Almond Butter, que é um produto cetônico, cru, vegano e adoçado com frutas de monge. Segundo consta, sua produção é feita com pó fino de matcha premium com amêndoas cruas e um toque de doçura natural de frutas de monge e eritritol. 

Para spreads com foco em indulgência, você pode escolher soluções MasterSense incríveis, como:

  • Crispie de proteínas vegetais – IFF
  • Aromas – IFF
  • Cacau em Pó – Gencau.

Foco em redução de açúcar

Em busca de uma dieta mais saudável e com foco em alimentos que reduzem os riscos de obesidade e outras doenças relacionadas ao estilo de vida, o consumidor de spreads têm procurado por opções com redução de açúcar.

Segundo estudo da Mintel, “37% dos brasileiros afirmaram que devido à COVID-19, estão comendo de forma mais saudável para manter o peso, pois diminuíram as atividades físicas”.

O Creamy Strawberry Spread, da Arábia Saudita, é um ótimo exemplo. Afinal, ele é um spread doce, mas com redução de 30% de açúcar em sua composição.

Já o Gianduia Chocolate Spread with Lactic Ferments, da Itália, possui maltitol, que se diz induzir um aumento mais baixo do açúcar no sangue em comparação com o açúcar que contém chocolate. Além disso, sua composição inclui stevia, é livre de glúten, açúcar adicionado e OGM.

Para spreads com redução de açúcar, você pode encontrar as seguintes soluções Master:

  • Substitutos de açúcar – IFF;
  • Adoçantes Naturais – Pure Circle by Ingredion.

Lembrando que, neste caso, também é importante olhar para o FOP, que determina novos modelos para declaração da rotulagem nutricional frontal. 

Essa nova regulamentação determina que alimentos e bebidas cujas quantidades de “açúcares adicionados” sejam iguais ou superiores aos limites definidos na Minuta de Instrução Normativa devem trazer alertas na parte frontal de seus produtos.

Funcionalidade no dia a dia

Afinal, como atrelar o consumo de spreads com benefícios para a saúde?

O mesmo estudo da Mintel revelou que 46% dos adultos na Tailândia dizem que existem certos alimentos e/ou bebidas com benefícios adicionais que consomem diariamente. Já 1 em cada 5 dos consumidores dos EUA seriam encorajados a experimentar um novo spread se ele tivesse adicionado de proteína.

Vejamos o seguinte exemplo: O Almond Butter with Probiotics, dos Estados Unidos, traz um bilhão de probióticos CFU por porção, é feito à base de plantas e é alimentado por probióticos Ganeden BC30 para saúde digestiva e imunológica.

Além dele, o Protein Pistachio Spread traz 30g de proteína, sem adição de açúcar ou glúten, tornando-se uma opção bem saudável para este público.

Para oferecer benefícios à saúde do consumidor como a opção de spread saudável acima, você pode optar pelas seguintes soluções Master:

  • Proteínas Lácteas – IFF;
  • Fibras – IFF;
  • Colágeno – Rousselot.

Spreads veganos

E, por fim, nunca se tem falado tanto em spreads veganos como agora. Segundo a Mintel, 24% dos adultos na Alemanha dizem que sua aspiração é não comer, ou comer menos, alimentos de origem animal, apontando para uma forte tendência mundial.

Neste contexto, temos exemplos como o Creme de Chocolate e Avelã da M&M’s, que traz pedaços de arroz coloridos e crocantes, sendo ideal para o público vegano.

Já o Belgium Chocolate Protein Peanut Butter é uma pasta de amendoim proteica com 15,2g de proteína vegetal e não contém açúcar, lactose ou conservantes.

Algumas das principais soluções Master indicadas para esta categoria são:

  • Gordura vegetal para Spread e Recheio Forneável 0% trans – Agropalma;
  • Proteínas Vegetais – IFF.

As soluções para spreads que você procura estão aqui na MasterSense!

Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o que o consumidor do mercado de spreads procura e nossas opções para cada uma delas?

Entre em contato conosco através do site para saber como podemos ajudar no desenvolvimento de produtos da sua marca através das nossas soluções. Vem ser Master!

 

Conteúdos relacionados

O futuro dos alimentos e bebidas funcionais

A indústria de alimentos e bebidas funcionais tem passado por uma transformação significativa nos últimos anos.  Com a crescente conscientização sobre saúde e bem-estar, os consumidores buscam produtos que não apenas atendam

Ler mais