Você já ouviu falar que a soja faz mal? Esta proteína vegetal é altamente rica em nutrientes e pode ser uma opção perfeita para quem deseja ter uma alimentação mais saudável.

 No entanto, mesmo que ela seja aprovada e recomendada cientificamente, ainda hoje existem muitas mentiras e fake news envolvendo o consumo da soja.

 Para esclarecer suas dúvidas e mostrar o que é mito e o que é verdade sobre o alimento, o blog da MasterSense preparou um conteúdo especial para você. Acompanhe com a gente!

 Isoflavonas

 Mito

 Existem pessoas que relacionam o consumo da soja com o surgimento de problemas de saúde e desequilíbrios hormonais por conta das isoflavonas presentes no alimento.

 Verdade

 Isoflavonas são um tipo de polifenol categorizado como estrogênio vegetal ou fitoestrogênio. Normalmente, elas são encontradas em alimentos como o grão de soja, o que pode causar a desinformação de que o alimento possui hormônios. 

 Não é verdade: nenhum alimento vegetal possui hormônio e termos como fito-hormônio ou fitoestrógeno não devem ser utilizados.

 Hormônios masculinos

 Mito

 Outro mito que leva as pessoas a acreditarem que a soja faz mal está relacionada aos seus efeitos hormonais nos homens.

 Há quem diga que o grão promove efeito “feminizante”, comprometendo até mesmo a fertilidade masculina. Isso é mito!

 Verdade

 Estudos clínicos e metanálises recentes comprovam que não há qualquer relação do consumo da soja com o aumento da circulação de estrogênio. Além disso, também não há diminuição nos níveis de testosterona ou qualquer alteração no sêmen ou esperma do homem por conta do consumo da soja.

 Câncer de mama

 Mito

 Este mito diz respeito aos efeitos da soja no organismo femino. Há quem relacione seu consumo com um alto risco de desenvolvimento de um possível câncer de mama.

 Essa suposição acontece porque muitas pessoas ligam o consumo de alimentos ricos em isoflavonas com o estímulo de células cancerígenas sensíveis ao estrogênio.

 Verdade

 Porém, a verdade é que estudos científicos revelaram que nenhum alimento à base de soja nem suplementos contendo isoflavonas revelaram-se como indicadores de risco para o surgimento do câncer de mama.

 Toda essa confusão acontece por conta das dúvidas sobre os reais efeitos das isoflavonas no organismo. Vamos esclarecer aqui: embora elas possam agir como estrogênio, ela também possui propriedades anti-estrogênio no nosso organismo.

 Na prática, isso significa que elas bloqueiam a formação de estrogênios no tecido adiposo, além de conter ação antioxidante e anti-inflamatória, trabalhando com outros fatores para, na verdade, evitar o surgimento do câncer de mama.

 Hipotireoidismo

 Mito

 Também há quem diga que o consumo de soja faz mal por prejudicar o funcionamento da tireóide e interferir na absorção de hormônio de tireóide sintético.

 Verdade

 Estudos feitos a longo prazo (foram mais de 14 ensaios clínicos em 80 anos) indicaram que não há nenhuma relação exposição de isoflavona na função da tireoide, hormônios da tireoide ou anticorpos da tireóide.

 Alergias

 Mito

 Conhecida por ser um dos alérgenos mais comuns, muitas pessoas com alergias dizem que é melhor evitar o consumo da soja. Será?

 Verdade

 A realidade é que qualquer proteína pode causar reações alérgicas. Para se ter uma ideia, da lista de alimentos alergênicos, a soja é a que oferece menos riscos em uma lista liderada, seguida por ovos, peixes e crustáceos.

 Soja processada

 Mito

 Outro mito muito repetido é o de que consumir o grão processado inibe o consumidor de receber todos os benefícios da soja.

 Verdade

 Mas, a verdade é que não importa como a soja é consumida (pode ser soja texturizada, processada, soja em grãos, enfim), ela é uma excelente fonte de nutrientes e pode sim ser uma opção excelente para a sua dieta.

 Dentre alguns dos principais benefícios da soja, estão:

  • É a proteína vegetal de maior qualidade nutricional;
  • Ajuda no crescimento e manutenção muscular;
  • Contribui com a saúde cardiovascular;
  • Ajuda a manter a saciedade e a manutenção do peso;
  • Ajuda a preservar os músculos durante o envelhecimento.

 Com a MasterSense, seus alimentos à base de soja vão ser sucesso!

 Então, com tudo o que listamos acima já não dá mais para cair na fake news de que a soja faz mal, não é mesmo? Este é um alimento riquíssimo e perfeito para ser incluído na dieta dos seus consumidores e também em seu catálogo de produtos.

 E para isso, conte com a MasterSense! Somos a sua parceira em aromas e ingredientes de qualidade para seus produtos fazerem sucesso no mercado! Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.