Chocolate é um produto muito amado. Por estar tão presente na vida de diversas pessoas, é possível inovar em diversas opções e benefícios atrelados a esse produto. Seja em embalagens menores facilitando o consumo a qualquer momento, oferecendo opções mais saudáveis e o mais importante de todos: inovar em sabores. Afinal, o consumidor valoriza e muito o sabor de um produto.

Segundo relatórios publicados na Mintel, as marcas vêm buscando cada vez mais inovação nos chocolates. Os novos sabores vêm aparecendo como forma de estimular os sentidos, além de oferecer uma experiência diferenciada, principalmente na Europa e na Ásia. No entanto, em diferentes mercados o sabor aparece como a principal razão para se comprar produtos como os chocolates. 

Na Europa, por exemplo, indulgência é um dos motivadores para o consumo desse produto, sendo que 78% dos britânicos priorizam o sabor quando vão escolher entre produtos de chocolate e, quase metade dos britânicos e alemães seriam motivados a comprar chocolates que tivessem um novo sabor.

Contudo, é necessário alinhar as expectativas dos consumidores para garantir a percepção de bom custo-benefício e motivar também a compra por curiosidade.

Desde 2018, os sabores que mais aparecem nos lançamentos são avelã, caramelo e amêndoa, porém, sabores de frutas e caramelo salgado vem se tornando cada vez mais comuns.

Sabores Frutais

A laranja, por exemplo, já é bem conhecida dos consumidores brasileiros e os sabores cítricos, por sua vez, entregam uma experiência sensorial a mais no paladar e no aroma, como nos exemplos:

Sabores com toques salgados

Os sabores que trazem um toque de salgado, estimulam diferentes sensações e até a percepção de surpresa, algo que é bem expressado pelo caramelo salgado, por exemplo. Porém, outras formas de trazer esse mix sensorial como o doce picante e até o defumado podem ser alternativas diferentes para a categoria.

No Japão, a marca Kit Kat vem obtendo sucesso em suas criações. Já foram mais de 300 sabores locais como wasabi, saquê, molho de soja e até sabor pastilha para garganta para eventos esportivos. Tudo isso foi atrelado ao pertencimento cultural daquela região, trazendo identidade por meio da comida. Dessa forma, apelar para a regionalidade trás o sentimento de pertencimento ou, até mesmo, de viajar sem sair do lugar.

Sabores que estimulam os sentidos

Produtos que estimulam os sentidos provavelmente despertarão o interesse e manterão os consumidores envolvidos. Relembrar momentos de prazer e intensidade, estimulando paladar, tato e olfato tornam a experiência memorável e pode ser alcançado através das referências à indulgência de uma sobremesa ou até de bebidas alcoólicas, contendo álcool ou não.

Dessa maneira, o que as marcas de sucesso nos mostram é que é necessário entender seus consumidores e ouvir sua criatividade. Em momentos em que buscamos novas emoções, momentos de felicidade e prazer, explorar novas fronteiras é uma ótima saída para os chocolates.

Conte com a MasterSense para seus projetos de inovação em chocolates para que juntos possamos atender as demandas de sabor dos nossos consumidores.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *