Você sabia que as bebidas energéticas tem uma das maiores taxas de crescimento do mercado de soft drinks no Brasil?
Segundo a Euromonitor, a categoria deve crescer 11,9% na taxa anual composta considerando 2021 até 2025. Isso porque o pós-pandemia nos trouxe dois temas importantes: gastar energia com o que realmente importa e sentirmo-nos mais dispostos mesmo após a infecção pelo vírus, o qual gera cansaço exacerbado inclusive com a recuperação.
Para entender mais sobre o impacto deste produto e como as marcas de energético têm trabalhado, acompanhe o conteúdo que a MasterSense preparou a seguir!
O comportamento do consumidor de energéticos
Segundo a Mintel, 24% dos consumidores brasileiros de bebidas não-alcoólicas estavam comprando mais bebidas para dar energia após 2020 porque estavam se sentindo mais cansados desde o início do surto de COVID-19.
Dessa forma, o foco e a energia são funcionalidades cada vez mais procuradas num mundo onde a produtividade segue altamente valorizada. Outro ponto interessante é que as marcas de energéticos sempre foram grandes apoiadoras do esporte, além de estarem presentes em diversos momentos de socialização.
Com o gigante crescimento dos esportes online e o desejo massivo da população em buscar diversão no mundo físico, os energéticos despertam grande oportunidade de estar cada vez mais presente no dia-a-dia do público, aportando funcionalidades diferentes e saindo da caixinha quando o assunto são os sabores e até mesmo cores.
Como inovar no mercado de energéticos?
Para inovar neste mercado, os sabores de energéticos podem trazem inspirações de outras categorias, como cafés RTD, bebidas alcoólicas e também apostar em combinações tropicais ou perfis menos doces, por exemplo.
A redução de açúcar e formulações de energéticos naturais com outros benefícios, além da energia, vêm ganhando espaço na prateleira, o que contribui para a expansão do consumo e dos públicos atingidos.
Segundo o GNPD Mintel, o principal claim nos lançamentos ao redor do mundo desde 2020 diz respeito à fortificação com vitaminas e minerais, seguido da alegação de sem açúcar. A cognição, também entre os principais, apareceu em 20% dos lançamentos.
Combinar claims que apoiam o consumidor em suas rotinas de trabalho, estudo, treino, jogos e trazer um sensorial que encaixa na diversão e saudabilidade tem tudo para prosperar na categoria.
Os energéticos podem atrair muitos consumidores para sua marca!
Mais do que nunca, é preciso olhar para as bebidas energéticas como uma oportunidade. Desenvolver produtos desta categoria pode ser o caminho para conquistar um público amplo e fiel, que acredita e consome sua marca.
E para desenvolver este e muitos outros produtos, conte com a MasterSense! Entre em contato através do site e conheça nossas soluções em aromas e ingredientes!