Já parou para pensar na importância de cuidar da saúde digestiva?

Tudo aquilo que consumimos afeta diretamente nosso sistema digestivo, impactando nossa saúde e estilo de vida. Quando uma alimentação não é baseada em alimentos saudáveis, corremos o risco de desenvolver doenças no aparelho digestivo que são altamente prejudiciais à nossa saúde.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Organização Mundial de Gastroenterologia revelou que 20% da população global possui algum tipo de doença intestinal. Deste percentual, 90% não busca orientação médica e recorre à automedicação, o que é não é recomendado.

Pensando nisso, o blog da MasterSense preparou um conteúdo especial sobre saúde digestiva para que você possa entender e desenvolver os melhores produtos para seus clientes. Acompanhe!

Como a alimentação afeta o sistema digestivo?

O caminho da digestão começa imediatamente após o consumo de um alimento: ele tem início na mastigação, passa pelo intestino, com a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos, terminando em sua eliminação através das fezes.

Com isso, o processo digestivo vai desde a boca, passando pela faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, indo até o intestino grosso. 

E quando algo não vai bem neste processo, alguns sintomas como azia, má digestão, refluxo, dor de estômago, prisão de ventre e diarréia aparecem, trazendo muito incômodo. E mesmo que alguns desses sintomas possam parecer comuns, alguns deles podem ser sinais de distúrbios graves, como úlceras e até mesmo câncer. 

Prevenção de doenças digestivas

Alguns fatores de risco podem explicar o surgimento de doenças digestivas, como é o caso do tabagismo, histórico familiar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e maus hábitos alimentares.

Para evitar este problema, é importante mastigar bem os alimentos, não ingerir bebidas durante as refeições, bem como beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, e manter hábitos alimentares saudáveis.

Produtos que ajudam na manutenção da saúde digestiva

Neste contexto, existem alimentos ricos em nutrientes importantes e que ajudam a manter a saúde digestiva. 

Um estudo da FMCG Gurus realizado em 2021 indicou que os consumidores estão em busca de produtos e alimentos com ingredientes mais saudáveis e que ajudem na manutenção do sistema digestivo. Somente na América do Sul, a procura chega a 70% dos consumidores.

Esta é a lista com os 5 nutrientes mais procurados em alimentos voltados para a saúde digestiva:

  • Ômega 3 (66%)

www.mastersense.com/ingredientes 

  • Cálcio (60%)
  • Probióticos (57%)
  • Fibras (52%)

www.mastersense.com/ingredientes 

  • Ferro (49%)

Vale lembrar que opções como o pão sem glúten também são altamente indicados para a saúde digestiva dos indivíduos com a doença celíaca, que é a reação imunológica à ingestão do glúten, nutriente presente em ingredientes como o trigo, a cevada e o centeio.

Fermentados e probióticos são importantes

Segundo uma pesquisa realizada pela Mintel, no Brasil 26% dos consumidores são interessados em produtos ricos em probióticos e seus efeitos para o sistema digestivo.

Para se ter uma ideia, segundo a mesma pesquisa, 27% dos consumidores de iogurtes alegaram comprar mais iogurtes ricos em probióticos, com intuito de fortalecer o sistema imunológico.

Ou seja, uma oportunidade de investir em produtos e alimentos voltados para este segmento.

E se você precisa de um distribuidor de ingredientes e aromas que é referência no mercado, conte com a MasterSense! Entre em contato através do site e saiba como podemos te ajudar a construir um mundo melhor através da alimentação saudável!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *