A preocupação com alimentação saudável ganhou ainda mais destaque com a COVID-19. Seja para cuidar da saúde imunológica e manter o peso diante da diminuição de atividades físicas, como para lidar com a ansiedade e melhorar a saúde mental e emocional. De acordo com a Mintel, 40% dos brasileiros afirmaram ter adotado hábitos alimentares de alguma forma mais saudáveis durante a pandemia de COVID-19 e 73% concordaram que ter hábitos alimentares saudáveis é tão importante para a saúde mental/emocional quanto para a saúde física.

Aqueles que adotaram hábitos alimentares mais saudáveis durante a pandemia estão tomando mais vitaminas e suplementos, representando uma oportunidade para essas categorias. Apesar disso, o brasileiro em geral ainda relaciona muito a manutenção de hábitos alimentares saudáveis ao preparo de refeições em casa usando ingredientes frescos e/ou minimamente processados. E ajudá-los nesse preparo, especialmente ensinando opções com foco na imunidade, é algo que as marcas devem fazer para ganhar espaço.

Além disso, o novo padrão de rotulagem aprovado pela Anvisa e o aumento da incidência de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão, devem trazer açúcar, sódio e gordura de volta ao centro da discussão sobre alimentação saudável.

Outra questão importante é a preocupação com a contaminação dos alimentos e bebidas bem como suas embalagens. Isso tem motivado 62% dos entrevistados a higienizar alimentos e bebidas melhor e com maior frequência para ter certeza de que não estão contaminados.

 

 

dos entrevistados afirmaram que devido à COVID-19 passaram a comer de forma mais saudável para manter o peso, por terem diminuído suas atividades físicas, segundo estudo da Mintel.

 

dos brasileiros mencionaram ter adotado o hábito de higienizar alimentos e bebidas melhor e com maior frequência para garantir que não estão contaminados devido à pandemia de COVID-19, de acordo com o mesmo estudo da Mintel.

Fonte: Relatório Tendências em Alimentação Saudável

 

Principais Insights da Pesquisa Mintel

 Desemprego e alta nos preços de alimentos básicos impactam a lista de compras do brasileiro

  • Higienização e proteção de alimentos e bebidas é uma grande preocupação entre os consumidores
    Algumas marcas já vêm se adaptando, ou têm soluções simples que podem inspirar inovações com foco na higienização
  • Algumas marcas já vêm se adaptando, ou têm soluções simples que podem inspirar inovações com foco na higienização
  • Snacks, doces e sobremesas podem investir em opções indulgentes que tenham, de fato, ingredientes e ativos com foco na saúde mental/emocional

 

Principais Oportunidades

 Bebidas com foco na saúde cognitiva também podem ajudar geração Z a suprir ingestão de ferro em suas dietas

  • Os lançamentos de bebidas não alcoólicas funcionais que dialogam com os jovens não possuem ferro
  • Marcas próprias podem ajudar brasileiros a ampliar seu consumo de produtos à base de plantas
  • Ativos que auxiliam a saúde digestiva podem destacar benefícios para a saúde mental e emocional

 

A MasterSense possui um robusto portfólio para te auxiliar a levar produtos mais saudáveis aos seus consumidores. Escolha Inovar em Saudabilidade! Escolha MasterSense.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *