Logo-MasterSense

Os sabores e aromas do Kombucha em alta no mercado

 

O mercado de kombucha vem ganhando grande expansão devido aos seus benefícios da kombucha à saúde

No entanto, o que vem chamando mais atenção na bebida são suas inovações em sabores e aromas, o que promete alcançar públicos cada vez maiores. 

Quer conhecer mais sobre os sabores e aromas do kombucha e todas as oportunidades para explorar com este produto? Então acompanhe o conteúdo que o blog da MasterSense preparou para você e boa leitura!

 

Kombucha para novas experiências do consumidor

Aqui no blog nós já falamos em um infográfico bem completo sobre o que é o kombucha e todo o seu potencial.

Caracterizada por ser uma bebida fermentada a partir do chá, ela possui sabores característicos do processo de fermentação, puxando levemente para o ácido. 

Por ser uma categoria que vai de encontro com os desejos por funcionalidade e bem-estar, já está na mira dos consumidores. Porém, é interessante investir no sensorial do produto para atrair cada vez mais o público e recriar novas ocasiões de consumo. 

 

Oportunidades no mercado de kombucha

Pelo mundo, este já é um mercado bastante explorado e comprar kombucha já faz parte da vida de muitas pessoas.

No Reino Unido, por exemplo, 24% dos consumidores de bebidas carbonatadas preferem as bebidas naturalmente fermentadas como alternativa às carbonatadas tradicionais.

Dentre as opções, há um grande potencial para os sabores familiares, que já são reconhecidos pelas pessoas, ou para os sabores botânicos, que fazem referência às questões de saudabilidade e naturalidade.

Segundo pesquisas, os sabores preferidos dos consumidores em bebidas não-alcoólicas são morango, abacaxi e chá verde, com um grande interesse para sabores como mirtilo e tangerina. 

Os lançamentos de kombucha do mercado geralmente combinam diferentes sabores brincando com a acidez e com a doçura. Gengibre, limão, hibisco e framboesa estão entre os mais recorrentes. 

Porém, os disruptivos já começam a impactar as prateleiras nas opções de coco, tutti-frutti, café, açaí e até canela, além dos frutais mais familiares como abacaxi, morango, maracujá, manga, jabuticaba, maçã e pêssego. 

 

Sabores e aromas do kombucha

Segundo a IN 41/2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a kombucha não-alcoólica pode ser adicionada de frutas, outras espécies vegetais, mel, melado e outros açúcares de origem vegetal, por exemplo. Além disso, ela ainda pode ser adicionada de fibras, aromatizantes e corantes naturais, com uma grande variedade de tipos e sabores de kombucha.

Quando se pensa em aromas para aplicação em kombucha, é necessário que seja utilizado um aroma natural – critério exigido pela legislação (item 5.2.10 da IN 41/19 do MAPA). 

Outro ponto que deve-se ter atenção é na escolha de um aroma que seja hidrossolúvel, ou seja, que seja solúvel em um meio aquoso, para que o aroma utilizado tenha uma performance adequada no kombucha. É importante definir também a dosagem ideal do aromatizante, que entregue o sabor e seja agradável e refrescante.

Os aromas a serem utilizados devem ser aplicados na bebida na etapa pós fermentação e retirada do scoby, junto com os demais ingredientes, como stevias, fibras, sucos de frutas, etc.

 

 

Explore o kombucha com as soluções e aromas da MasterSense!

A MasterSense possui algumas variedades de aromas naturais em portfólio, como versões frutais, cítricos, berries, e até especiarias, para sua empresa inovar nos sabores de kombucha. 

Se você quer conhecer mais sobre aromas para kombucha, entre em contato com a gente!

 

Fontes: 

Mintel – Kombucha: three areas for future growth

  1. Hasegawa and Lightspeed/Mintel – Interest in non-alcoholic beverage flavors

 

Escrito por: Carla de Oliveira e Beatriz Viacava

 

Conteúdos relacionados