Logo-MasterSense

O que é upcycling food?

O conceito de upcycling food é familiar para você? Se ainda não é, vale a pena conhecer!

Também chamado como upcycling de alimentos, essa é uma abordagem considerada inovadora e sustentável para lidar com o desperdício alimentar. 

Tendo em vista o enorme desperdício de alimentos em termos ambientais, sociais e econômicos, essa é uma prática que tem sido adotada em muitos lugares e que tem sido discutida também entre as empresas.

Para saber tudo sobre este assunto, acompanhe o conteúdo que o blog da MasterSense preparou para você!

 

O que é upcycling de alimentos?

O upcycling de alimentos nada mais é do que uma abordagem que visa transformar subprodutos, sobras e ingredientes não convencionais em novos produtos ou refeições. Em outras palavras, ao invés de descartar esses alimentos, eles são revalorizados e utilizados de forma criativa, minimizando o desperdício e aumentando seu aproveitamento.

Mas muito cuidado ao comparar essa prática com a reciclagem!

Entender qual é a diferença entre reciclagem e upcycling é simples: ao contrário da reciclagem, que envolve a transformação de materiais em produtos similares ou de menor valor, o upcycling de alimentos busca criar algo novo e de maior valor a partir dos ingredientes. 

Além disso, o upcycling se diferencia da compostagem, que envolve a decomposição dos alimentos para a produção de adubo, pois seu foco é a utilização direta desses ingredientes na preparação de refeições.

 

Quais são os benefícios do upcycling de alimentos?

O upcycling food traz uma série de benefícios importantes e que devem ser levados em conta. Abaixo, listamos os principais deles:

  • Redução do desperdício alimentar: ao aproveitar subprodutos, sobras e ingredientes não-convencionais, o upcycling evita que esses alimentos sejam descartados, reduzindo assim a quantidade de resíduos que vão parar nos aterros sanitários;
  • Impacto ambiental positivo: o upcycling contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa associadas à produção, processamento e descarte de alimentos;
  • Ajuda a preservar recursos naturais: com essa prática, recursos como água e terra, que são utilizados na produção de alimentos, são poupados;
  • Criação de refeições sustentáveis e nutritivas: ao explorar novas combinações de ingredientes e técnicas culinárias, é possível criar pratos deliciosos e nutritivos, utilizando ingredientes que normalmente seriam descartados. Isso contribui para uma alimentação mais variada e consciente, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade na cozinha.

 

Exemplos de upcycling de alimentos

Os consumidores e as empresas que desejam adotar essa prática como um hábito podem encontrar várias maneiras de fazê-lo.

Um bom exemplo é a transformação de sobras e cascas em novos alimentos e produtos. Cascas de frutas e vegetais, por exemplo, podem ser utilizadas para fazer caldos saborosos, chips crocantes ou até mesmo compotas e geleias. Sobras de arroz podem ser transformadas em bolinhos ou utilizadas como base para um delicioso risoto, e por aí vai.

Outra forma de upcycling é a reutilização de partes não-convencionais dos alimentos. Talos de vegetais, como os de couve-flor e brócolis, podem ser utilizados em sopas, refogados ou até mesmo em sucos verdes. Folhas de cenoura e raízes de coentro podem ser incorporadas em saladas ou transformadas em pesto. Essas partes dos alimentos muitas vezes são descartadas, mas possuem sabor e valor nutricional.

Além disso, o upcycling de alimentos pode incluir o aproveitamento de alimentos “feios” ou com aparência irregular. Frutas e vegetais que não atendem aos padrões estéticos impostos pelo mercado podem ser utilizados para preparar sucos, smoothies, compotas, doces e muito mais. 

 

Técnicas de upcycling food

As empresas ou consumidores finais que desejam investir no mercado de upcycling food podem ingressar nesta abordagem com diferentes técnicas, utilizando ingredientes de forma criativa e sustentável. Abaixo, listamos algumas delas:

 

Smoothies e sucos verdes

Frutas maduras ou com aparência irregular para preparar smoothies nutritivos. Nesta ideia, são usadas folhas verdes, como espinafre ou couve, para aumentar o valor nutricional da bebida.

 

Conservas e compotas

Já é possível encontrar produtos que fazem uso de frutas maduras para fazer conservas e compotas. Essa técnica permite preservar os alimentos por mais tempo e que em outra situação estragariam mais rápido.

 

Bolos e pães

Algumas marcas investem em sobras de frutas para fazer bolos, muffins e pães. Bananas maduras, por exemplo, são perfeitas para fazer pães de banana, enquanto maçãs podem ser incorporadas em bolos.

 

Infusões e chás

Quem nunca ficou curioso ao encontrar um chá de cascas de frutas, não é mesmo?

Hoje é possível encontrar opções de chás com cascas de laranja, limão e muitos outros ingredientes. Essas cascas geralmente são descartadas, mas podem adicionar sabor e aroma às bebidas.

 

Iniciativas e empresas que promovem o upcycling food

E se você pensa que esta é uma ideia muito nova ou, de certa, forma, “rejeitada” pelo mercado, está muito enganado(a)!

Diversas empresas do ramo de alimentos e bebidas já têm apostado nessa tendência e estão promovendo ações de upcycling food, com foco na redução do desperdício alimentar e na valorização de ingredientes não convencionais. Veja alguns exemplos que separamos a seguir:

  • Too Good To Go: Este é um aplicativo que permite aos usuários adquirirem refeições excedentes de restaurantes, padarias e supermercados a preços reduzidos, evitando que esses alimentos sejam desperdiçados;
  • Imperfect Foods: Esta empresa de entrega de alimentos oferece produtos com imperfeições estéticas a preços mais baixos. Eles trabalham diretamente com produtores para resgatar alimentos que seriam descartados devido a critérios de aparência;
  • Feedback: A Feedback é uma organização que luta contra o desperdício alimentar por meio de campanhas, ações de conscientização e programas de educação. Eles buscam mudanças na legislação e incentivam ações individuais para reduzir o desperdício;
  • ReFED: Uma organização sem fins lucrativos que trabalha com empresas, governos e organizações para desenvolver soluções inovadoras e escaláveis para o desperdício alimentar.

 

Essas iniciativas e empresas são exemplos inspiradores de como é possível promover o upcycling de alimentos em diferentes setores da indústria alimentar. Elas demonstram o compromisso em reduzir o desperdício e encontrar novas maneiras de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.

Ao apoiar e se engajar com essas iniciativas, podemos contribuir para um sistema alimentar mais sustentável e consciente, valorizando os alimentos e minimizando o desperdício em todas as etapas da cadeia de produção e consumo.

 

Encontre soluções sustentáveis e inovadoras para o seu produto com a MasterSense!

Viu só? O upcycling de alimentos é uma abordagem valiosa para reduzir o desperdício, diminuir os impactos ambientais e criar opções de alimentos mais sustentáveis. 

Através do aproveitamento dessas opções não-convencionais, é possível transformar alimentos descartados em deliciosos pratos e produtos, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e a promoção da sustentabilidade.

E para encontrar opções de ingredientes e aromas sustentáveis que são perfeitos para compor o seu produto de upcycling, melhorando ainda mais aspectos como cor, textura e sabor, venha para a MasterSense! Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossas soluções que têm tudo para serem o diferencial da sua marca!

Conteúdos relacionados

O futuro dos alimentos e bebidas funcionais

A indústria de alimentos e bebidas funcionais tem passado por uma transformação significativa nos últimos anos.  Com a crescente conscientização sobre saúde e bem-estar, os consumidores buscam produtos que não apenas atendam

Ler mais