A nutrição esportiva é uma área que vem ganhando cada vez mais reconhecimento e sua devida importância.

Afinal, muitas pessoas têm entendido que para um bom desempenho físico, desportivo e evolucional, nada melhor do que uma alimentação devidamente nutritiva e balanceada. 

No entanto, uma das principais queixas de parte dos consumidores têm sido a seguinte: este tipo de produto, apesar de ser nutritivo, nem sempre é saboroso.

Pensando nisso, o blog da MasterSense preparou um conteúdo especial para desmistificar este mito e trazer alguns dados bem importantes sobre o assunto. Olha só!

Qual a importância da nutrição esportiva?

Você sabe o que é nutrição esportiva? Muito mais do que ser voltada apenas para atletas de alta performance, a nutrição esportiva também é importante para pessoas que incluem atividades físicas em sua rotina

Através dela, cada indivíduo consegue suprir as quantidades de nutrientes necessários para repor as energias que o organismo gasta. 

Ou seja, é possível dizer que os resultados não serão atingidos em sua totalidade caso a pessoa pratique atividades físicas, mas sem adotar uma nutrição adequada. 

O que os consumidores buscam?

Dentro deste contexto, é interessante observar o comportamento do consumidor com relação aos produtos voltados para a nutrição esportiva.

Segundo dados da Innova Market Insights, 41% dos consumidores globais de nutrição esportiva consideram o sabor um fator importante quando compram bebidas e alimentos deste segmento.

Além disso, a Mintel também nos mostra dados importantes sobre este assunto:

  • Na pandemia, 22% dos brasileiros compraram snacks em versões mais saudáveis;
  • 82% dos brasileiros têm interesse em alimentos e bebidas com alto valor proteico;
  • 85% julgam ser importante mesclar opções saudáveis com indulgentes.

Sendo assim, é possível afirmar que é uma missão das empresas oferecer bons produtos para seus consumidores, com foco não apenas no valor nutricional do produto, mas também no seu sabor.

Qual deve ser o caminho das empresas na nutrição esportiva?

Então, como conquistar o consumidor que deseja investir em uma alimentação voltada para nutrição esportiva? Abaixo, trouxemos essas respostas:

Regionalismo na alimentação

Sabores de alimentos e bebidas locais podem ser uma ótima forma de inovar e atrair os consumidores pelo sentimento de tradição e nostalgia

Mesmo que este consumidor esteja distante de casa, ter um produto que o remeta ao seu lugar e a boas lembranças pode ser uma forma de conquistá-lo e permitir que ele tenha uma boa experiência com a marca.

Como mostra o exemplo a seguir:

  • Energive Italian Quinoa Crackers (Canadá): biscoito proteico fonte de fibras “Italian spiced”;

Experiências saborosas

Criar novas sensações e permitir que o consumidor tenha experiências inéditas faz com que ele se surpreenda positivamente com um produto. Prova disso é que dados da Food Connection mostram que 71% dos consumidores globais gostam de experimentar sabores novos e inovadores.

Portanto, a ideia é inovar em quesitos como: novas texturas, indulgência e sabores novos para o paladar do consumidor.

Exemplos:

  • Cinnamon Cereal Flavour Designer Whey Protein Complex (Alemanha): Blend de whey sabor canela e cereal, com pedaços de cereal. Pode ser usado em receitas ou como snack e pós-treino;

  • Myvegan Clear Vegan Protein (Reino Unido): Shake proteico refrescante, sabor lima limão, com textura similar ao suco.

Sabor + saúde

E, por fim, saber mesclar sabores e ingredientes que também beneficiam a saúde pode ser o gatilho para conquistar de vez um consumidor.

Exemplos:

  • Naturya Acai and Strawberry Flavour Organic Plant Superprotein (Alemanha): Blend de proteínas sabor morango e açaí, possui claim antioxidante e de energia.

  • Nupo Proteinriegel mit Ingwer- und Karamell-Geschmack (Alemanha): Barra proteica com alto teor de fibra sabor caramelo com gengibre.

Com a MasterSense, você oferece os melhores sabores e aromas para nutrição esportiva aos seus consumidores!

Viu só? É possível sim unir nutrientes e sabor e oferecer produtos de qualidade para os consumidores voltados para a nutrição esportiva. É necessário olhar para as particularidades de cada mercado e entender, acima de tudo, o que o seu público deseja.

E para isso, conte com a MasterSense! Temos as melhores soluções em ingredientes e aromas que vão fazer sucesso entre seus consumidores! Entre em contato com a gente!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.