Quando pensamos em alimentos e bebidas para o verão, é comum encontrarmos cores vivas e produtos que tragam refrescância, conforto e bem-estar. Ou seja, opções que despertam sensações, de dentro pra fora e de fora pra dentro.

E isso tem muito a ver com o começo do ano, que simboliza um recomeço em diversos aspectos na vida das pessoas, como o desejo de começar uma alimentação mais saudável no verão

Por isso, é o momento de aproveitar a oportunidade e oferecer opções de comidas para o verão mais equilibradas, nutritivas e saborosas para conquistar cada vez mais a mesa do brasileiro. 

Vem conferir mais sobre o assunto no conteúdo que o blog da MasterSense preparou para você!

Quais são os hábitos do consumidor no verão?

Segundo pesquisa realizada pela Mintel¹, 63% dos respondentes afirmam que uma das razões para manter hábitos alimentares saudáveis é o bem-estar físico e 52% o bem-estar mental.

As edições de verão podem contribuir com consumidores que desejam se deliciar com consciência ao explorar formulações que tragam versões mais leves, com fibras, proteínas ou benefícios imunológicos, por exemplo. 

Receitas para uma alimentação vegana ou vegetariana, produtos com inclusões de ingredientes funcionais e bebidas com menor teor alcoólico podem ser grandes oportunidades para o público. Além disso, podemos citar a sensação de refrescância trazida pelos cítricos (considerado um sabor atraente em bebidas por 46% dos brasileiros²) e os botânicos. 

As saladas também estão sempre dentre as primeiras opções que vem em mente quando o assunto é alimentação para o verão. Então, por que não dar um up nesses alimentos através de preparos prontos para o consumo, com temperos e inclusões nutritivas agregando sabor em meio à rotina do consumidor?

Experiências caseiras e imersivas são tendência

Outra grande oportunidade para os alimentos e bebidas no verão é aproveitar o ambiente externo. Em outras palavras, é a modalidade onde muitos consumidores buscam espaços ao ar livre que promovam conforto, relaxamento e diversão para suas refeições.

Portanto, alimentos pensados especificamente para essas ocasiões podem trazer inovação no quesito de conveniência e sabores “cross-category”. Isso inclui, por exemplo, facilitar o churrasco de final de semana com mais praticidade, novos produtos, temperos, ou até trazer os sabores de churrasco para outros alimentos. 

O mesmo raciocínio é válido para as noites de pizza e até os happy hours caseiros, trazendo à tona a ideia de experiências caseiras imersivas e dos kits de preparo. 

Novidades baseadas em viagens, férias e nostalgia

Aproveitando as experiências, o verão e as viagens estão totalmente conectados e podem ser explorados pelos alimentos e bebidas que nos transportam a diferentes locais. E isso pode ser feito através de sabores regionais, tanto nacionais quanto internacionais, trazendo o gostinho de férias sem sair do lugar, e dando um gás no suporte emocional. 

Da mesma forma, alimentos e bebidas para o verão baseados na nostalgia despertam memórias e também tem o poder de nos transportar, reafirmando o poder das comfort foods e caindo no gosto dos brasileiros. Afinal, segundo a Mintel², 92% dos brasileiros gostam de redescobrir sabores com os quais cresceram. 

Com a MasterSense, você cria novos e incríveis produtos para o verão dos seus consumidores!

Nesse verão, aproveite e surfe na onda dos consumidores, trazendo perfis nutritivos e multissensoriais com sabores refrescantes e que despertam diversão e conforto. É o gostinho de férias que tem tudo para trazer bem-estar físico e mental para o cliente final!

Para esta missão, conte com as soluções de ingredientes e aromas da MasterSense! Entre em contato com a gente e confira!

 

Escrito por: Carla de Oliveira

Fontes: ¹ Mintel: Tendências em Alimentação Saudável, Brasil, 2021

² Mintel: Tendências em Sabores e Ingredientes, Brasil, Abril 2021

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.