O último ano foi um grande divisor de águas em diversos sentidos, mas também um grande acelerador de tendências. E com o mercado de bebidas, não foi diferente.

Assim como na alimentação em geral, a busca pela saudabilidade em todos os âmbitos cotidianos tem sido destaque, já que a alimentação é algo que pode nos transformar de dentro pra fora. 

Mas e as bebidas? Como ficam nessa história? A MasterSense separou algumas oportunidades no mercado de bebidas ao redor do mundo que ilustram esse novo direcionamento da categoria. Pegue o seu copo e vem com a gente!

Quais as oportunidades no mercado de bebidas saudáveis?

– Reduções

A busca por bebidas leves e de baixo teor calórico está cada vez mais presente do início ao fim do dia do consumidor, inclusive nos momentos de relaxamento e diversão. 

Nesse caso, destacam-se as bebidas com baixo teor alcoólico e também as com baixo ou nenhum teor de açúcares, estas que ganharão cada vez mais destaque com a nova rotulagem nutricional aprovada pela Anvisa.

Para saber mais sobre a nova rotulagem frontal, acesse: https://materiais.mastersense.com/e-book-fop-versao-midias 

– Benefícios adicionais

Além de hidratação, os consumidores também estão procurando ativamente por funcionalidades e nutrição adicional

Segundo pesquisas da FMCG Gurus, 56% dos consumidores globais estão pesquisando ingredientes que podem melhorar sua saúde e 47% buscam bebidas que melhoram a imunidade. Associados a este tema estão as vitaminas, proteínas, probióticos e ômega-3. 

– Sabores e naturalidade

Os sabores refrescantes estão com tudo nessa categoria, uma vez que contribuem para o bem-estar mental e fazem do momento de consumo ainda mais especial. 

Sabores e ingredientes associados à saudabilidade e naturalidade também vem ganhando cada vez mais espaço e, segundo a Mintel, 51% dos lançamentos da categoria de sucos e bebidas de suco da América Latina, por exemplo, possuíam posicionamentos de naturalidade em 2020.

E o que as marcas estão fazendo ao redor do mundo?

É importante que as bebidas sejam de fácil consumo e versáteis para o dia a dia de cada um, se adequando aos momentos, mantendo o apelo saudável e abraçando as demandas do consumidor, seja para se hidratar, se refrescar, se divertir, ou relaxar. 

Abaixo listamos algumas inovações com base na Mintel que vão de encontro à essas tendências:

NesQino (China)

Sachês para preparo de vitaminas, shakes e milkshakes com superingredientes que permite às pessoas 

personalizarem bebidas saudáveis 100% naturais, em casa ou no escritório. Basta adicionar sachê base para o tipo de bebida que escolher com o “super sachê” e água, podendo preparar até 21 receitas.

SkinTe 3000mg Collagen Sparkling Tea (EUA)

Chá gelado carbonatado em diversos sabores pronto para beber. Contém colágeno e antioxidantes, sendo funcional para a pele, cabelos, unhas, articulações e auxiliando no bem-estar geral.

WellMix (Alemanha)

Água carbonatada sabor tropical com alto teor de proteína, sem açúcar e sem gordura. Contém whey, aminoácidos EAAs e BCAAs e é adoçado com edulcorantes.

So-Beer Immunoboost (Canadá)

Cerveja lager sem álcool, light e sem ingredientes de origem animal. Trás apelos de funcionalidade para o sistema imunológico e diz ser trabalhada naturalmente sem comprometer o sabor, saúde ou o amanhã.

Veja também: Bebidas inovadoras para o verão 2021

A MasterSense é o distribuidor de ingredientes e aromas ideal que pode ajudar o seu desenvolvimento, com conhecimento técnico e inovação, para uma bebida cada vez mais saudável e saborosa. Contate-nos!

Escrito por: Carla de Oliveira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *