A cara do verão todo mundo já sabe qual é: sol, férias, praia e muito calor. Porém, essa época também nos remete ao planejamento de atividades e dietas para chegarmos ao “corpo ideal”. Muito mais do que a estética, queremos promover a ressignificação do “Projeto Verão”, pois o que realmente importa é qualidade de vida.

A boa notícia é que a indústria pode garantir o bem-estar em qualquer época do ano oferecendo opções para uma alimentação mais saudável e baseada em 3 pilares fundamentais:

  • SAUDABILIDADE
  • SABOR
  • CONVENIÊNCIA 

 

SAUDABILIDADE

É importante ressaltar que a saudabilidade já não é mais uma tendência no mercado de alimentos e bebidas, mas uma realidade que a indústria tem vivenciado nos últimos anos. De acordo com a Mintel, 40% dos brasileiros adotaram hábitos alimentares mais saudáveis durante a COVID em comparação com o período antes da pandemia e 73% dos brasileiros consideram hábitos alimentares saudáveis importantes tanto para saúde mental e emocional quanto para saúde física. Ou seja, alimentos saudáveis chegaram para ficar.

CONVENIÊNCIA

Com a pandemia do COVID-19, muitos consumidores tiveram que se adaptar a nova rotina do dia a dia e ainda permanecerão com diversas atividades em casa por certo tempo e por isso, há uma grande oportunidade para a indústria em oferecer produtos que sejam práticos e que os auxiliem em sua rotina diária. Segundo uma pesquisa realizada pelo Mama Labs “Mindminers – Mães na quarentena – abr/20” 20% das mães passaram a comprar alimentos industrializados que não eram consumidos antes da pandemia devido à praticidade.

SABOR

Os consumidores buscam uma alimentação mais saudável e prática no seu dia a dia, porém eles não estão dispostos a abrir mão do sabor. Dados recentes demonstram que 90% dos entrevistados acham que equilibrar opções saudáveis com opções indulgentes é importante, sendo que deste total, 45% efetivamente realizam esse equilíbrio e 40%, embora achem importante, não o realizam. A mesma pesquisa demonstra ainda que somente 7% julgam não ser importante, mas mesmo assim fazem escolhas baseadas neste equilíbrio.

Mas como a indústria pode ajudar os consumidores que desejam ter uma alimentação saudável e quais opções estão disponíveis no mercado?

A indústria de alimentos e bebidas traz a inovação em seu DNA. Sempre atenta às demandas do consumidor, ela oferece uma gama de opções baseadas nos conceitos dos 3 pilares abordados acima, aliando ingredientes saudáveis, saborosos e sem esquecer da conveniência no consumo.

Confira a seguir algumas linhas de produtos e seus benefícios:

– Barras e pães proteicos – além da saciedade e desenvolvimento muscular, contribuem fornecendo energia ao organismo, uma vez que a proteína é digerida lentamente e pode ajudar a retardar a absorção de carboidratos ingeridos junto com ela, evitando que o açúcar no sangue suba ou caia e a energia se mantenha ao longo do tempo.

– Fibras – presentes nos produtos integrais, por exemplo, impactam no trânsito intestinal e diminuem o inchaço abdominal, contribuindo também para a redução do nível de colesterol e diabetes. Os pães integrais podem ser um grande aliado na regulação e bom funcionamento da função intestinal.

 – Bebidas – papel fundamental na hidratação, principalmente no calor, onde a perda de água pelo organismo é maior. A ingestão de líquido ajuda a eliminar toxinas e, para aqueles que gostam de sabor, não faltam opções como chás, águas saborizadas e até mesmo os sucos. 

Uma das inovações oferecidas pela indústria é a água de coco saborizada, além de refrescante, é rica em eletrólitos e contribui com a hidratação prática no dia a dia e com gostinho de fruta. Outra tendência é a bebida fermentada Kombucha que também pode ser uma grande aliada, pois é ligada ao equilíbrio da flora intestinal, sistema imunológico, entre outros.

– Chocolates – desempenham grande papel no bem-estar, ainda mais com o estresse causado pelo calor. Produtos doces e as “comfort foods” contribuem para aliviar a tensão. O antioxidante dos chocolates e também as adições de colágeno, cada vez mais, contribuem para a beleza da pele e saudabilidade do produto, tornando-o um grande contribuinte para a saúde física e mental.

– Iogurtes – além de serem um snack rápido e nutritivo, hoje em dia trazem diversos atributos e inovações como por exemplo a presença de proteínas, ou até pela adição de colágeno que contribui para a saúde da pele.  Os micro-organismos vivos do iogurte tornam a flora intestinal mais saudável, além de ajudar a absorver melhor os nutrientes e diminuir o inchaço.

– Sorvetes – além de adoçar o dia, a refrescância é garantida. Os sorvetes saudáveis vêm ganhando espaço além da redução de açúcar e do uso da fruta. O sorvete proteico, por exemplo, é um snack que traz aporte nutricional e contribui com a saciedade de forma indulgente.

 

Mastersense possui um portfólio com soluções inovadoras, saudáveis e saborosas voltadas para a indústria de alimentos e bebidas. Acesse e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *