Junho chegou e bem antes do início dele, já nos pegamos pensando no evento do mês: a festa junina.

O Google Trends nos mostra que as pesquisas online relacionadas à essa temática estão majoritariamente ligadas às comidas típicas juninas, como:

● Bolo festa junina
● Doces típicos de festa junina
● Mesa festa junina
● Comidas típicas
● Cardápio festa junina
● Kit festa junina na caixa

Afinal, as comidinhas também podem ter sido a primeira coisa que veio à sua mente quando falamos de festa junina. Seja doce ou salgado, esses sabores nos despertam uma memória afetiva muito intensa, de um evento festivo tradicionalmente brasileiro e que nos recorda de momentos de felicidade e comemoração.

Com a pandemia, os sabores “comfort”, ou seja, aqueles que despertam um valor nostálgico e sentimental, vieram com tudo na esperança de trazer um escape em meio ao caos. Esse sentimento está presente em 80% dos brasileiros que dizem gostar de coisas que os lembram do passado (ex: infância) e 90% que dizem que os sabores familiares trazem conforto emocional, segundo a Mintel. Além disso, 72% dos sul-americanos disseram comprar mais comfort food por conta da COVID em 2020 (FMCG Gurus)

Relembrar onde gostaríamos de estar ou o que gostaríamos de fazer se não fosse a COVID-19 faz parte frequente do dia-a-dia das pessoas, o que acaba despertando tanto uma nostalgia, quanto uma vontade de redescobrir o novo, uma vez que o desejo de sair da rotina é uma das formas de viver novas experiências e criar novos momentos felizes.

A necessidade de indulgência foi amplificada, proporcionando mais ocasiões para os consumidores buscarem conforto, escapismo e a motivação necessária para o dia, sendo que, segundo a Mintel, 44% dos brasileiros passaram a consumir regularmente esses alimentos indulgentes.

Pelo segundo ano ficaremos sem festa junina, momento de diversão, exaltação da cultura e sinônimo de muitas comidas gostosas, porém, não precisamos ficar sem as delícias que ele nos proporciona. Muitas marcas já nos mostraram que é possível trazer para dentro de casa os mais diversos sabores juninos em diferentes produtos e é por isso que a MasterSense oferece

várias opções de aromas para, de forma inovadora, aproximar os consumidores a essa festividade.

Escrito por: Carla de Oliveira – Marketing

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *