Alguns estudos revelam que o consumo de iogurtes cresceu consideravelmente nos últimos anos, principalmente após o período da pandemia.

De acordo com a Mintel, a maioria dos lançamentos em iogurtes e leite fermentado nos últimos anos ao redor do mundo são de empresas como o Grupo Danone, Lidl, Nestlé, Grupo Theo Müller, Grupo Lactalis e Chobani.

De 2019 pra cá, os EUA, Alemanha e Espanha foram os países com maior número de novidades na categoria, sendo o Brasil o 7º da lista, com 260 lançamentos. Aqui no país, os iogurtes vem ganhando espaço principalmente porque os brasileiros estão trabalhando e/ou estudando mais em casa.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então acompanhe o conteúdo que o blog da MasterSense preparou para você!

Por que o iogurte se tornou a opção ideal para o dia a dia?

Visto como uma opção de snack saudável, essa categoria representa ótimas escolhas para quem busca um lanchinho nutritivo e até indulgente, características cada vez mais ressaltadas pelas marcas em qualquer que seja a região. Desde 2019, foram 27% de produtos contendo alguma alegação de baixo/reduzido/sem teor de gordura, 13,8% contendo alto teor de proteína e 13,4% é sem açúcar adicionado, refletindo bem os interesses do consumidor.

A maioria dos produtos são colheráveis, porém, a diversificação de tamanhos, embalagens e formatos e a expansão para opções bebíveis se tornam relevantes, uma vez que o consumidor busca conveniência e versatilidade. Então, é crucial que as marcas tragam opções diferenciadas de acordo com o estilo de vida das pessoas.

Novidades no mercado de iogurtes

Considerando as novidades mais recentes que chegaram ao mercado em 2021, o Grupo Danone vem apostando em lançamentos “better-for-you” e chama a atenção com diversificação dos tamanhos de embalagem (há produtos de 100 a 1000g) em diferentes países e embalagens pouch para produtos infantis.

Os sabores também vêm se diferenciando bastante com sabores de sobremesas, que é uma tendência para várias categorias, e também com combinações únicas.

Nestlé e Lactalis também seguem na mesma linha com sabores combinados e sabores de sobremesa, trazendo um apelo mais indulgente para seus produtos e valorizando uma textura cremosa ou de inclusões crocantes. Além disso, aparecem diversas variedades como skyr, kefir e grego.

Para Lidl e Theo Muller, essas variedades também são bastante comuns e a maioria se enquadra na categoria de iogurtes saudáveis, principalmente com proteínas e reduções, ou indulgência, através de sabores doces.

Já a Chobani, focou seus lançamentos em produtos colheráveis, nutritivos e com probióticos, com lançamentos de iogurtes bebíveis infantis e sabores mais tradicionais.

As marcas entenderam que o consumo de iogurte cresceu nos últimos anos e estão se esforçando em acompanhar esse consumidor, que quer cada vez mais produtos saudáveis e que também sejam saborosos.

Variar nos sabores, nos tamanhos, momentos de consumo e tipos de iogurtes é fundamental para se manter relevante, além de dar atenção para diferentes públicos alvo, como as crianças, pessoas que buscam envelhecimento saudável, flexitarianos e veganos.

Os iogurtes plant-based também tem seu espaço nas grandes marcas e aparecem em várias opções de sabores, sendo a Alpro uma grande referência mundial, principalmente nos produtos colheráveis.

A saudabilidade também pode ser expressada de outras formas, como é o caso da adição de colágeno ou também no foco de dietas cetogênicas.

Já o prazer na alimentação também pode ser expressado além da mega indulgência, como, por exemplo, através de estímulos mentais e pela nostalgia, uma super tendência em alimentos e bebidas. A Yoplait é um grande exemplo disso.

Resumindo, o importante é seguir alinhado às tendências do consumo e aos desejos do público, que está cada vez mais exigente.

Segundo a Mintel, nos próximos cinco anos, à medida que os consumidores adquirem uma compreensão maior sobre o impacto da alimentação na saúde e no ambiente, irão escolher cada vez mais iogurtes saudáveis e sobremesas alinhados com seus valores. E não só isso, mas também adaptados às suas necessidades biológicas e nutricionais, sem deixar a sustentabilidade dos ingredientes e das embalagens de lado.

Na MasterSense você encontra diversos ingredientes e aromas para sua inovação e podemos te ajudar a desenvolver produtos alinhados com o seu público. Entre em contato com a gente!

A MasterSense tem a solução ideal para você inovar no mercado de iogurtes!

Fonte dos dados: Mintel
Escrito por: Carla de Oliveira