Você sabe o que são os spreads salgados?


Eles são tudo aquilo que podemos espalhar no pão, na torrada ou onde quer que seja para deixar o alimento mais “molhadinho” e gostoso ao adicionar uma textura e sabor diferentes, elevando a experiência no consumo.

Os spreads salgados compreendem os patês, antepastos, margarinas, cremes de queijo, “dips” e outros. Mas onde está a inovação nesses produtos?

Analisando os lançamentos globais e as oportunidades nas categorias através da Mintel, observamos que esse é um mercado que vem cada vez mais procurando trazer texturas diferentes, sabores que chamem a atenção e apostas em posicionamentos saudáveis.
 

A seguir, acompanhe o conteúdo que a MasterSense preparou sobre o assunto!

Spreads salgados com texturas para uma experiência sensorial única

Pesquisa da Mintel realizada na Europa, mostra que a maioria dos consumidores têm interesse em spreads com texturas diferentes, chegando a 80% dos respondentes Poloneses e 76% dos Espanhóis. 

Trazer pedaços em meio à uma textura macia e aerada promove uma sensação única no momento da mordida e, por vezes, até mesmo maior sensação de saciedade. Outras oportunidades também permeiam a inclusão de crocantes, que fazem o efeito surpresa e despertam diversão e curiosidade.

Member’s Mark Chicken Salad (EUA)

Maionese temperada com pedaços de frango

Rettergut Dip Dip Hurra (Alemanha)

Creme vegano com polpa de vegetais e sementes de abóbora

Leon Pea-Lentiful Dip (Reino Unido)

Dip de ervilha, tahine e lentilha coberto com tomate seco e tapenade de manjericão, polvilhado com lentilhas inteiras

Maximizando o poder dos sabores

O sabor é um dos principais atrativos para o consumidor no momento da compra. E como os spreads são altamente responsáveis por adicionar sabor a outros alimentos, ele se torna um grande ponto de atenção.

Em pesquisa realizada pela Mintel, 36% dos brasileiros reportam interesse em sabores apimentados e defumados, opções interessantes de se trazer num spread, por exemplo. Mesclar essas sensações gustativas ou trazer sabores inusitados e combinados, podem ser alternativas para diferenciar seu produto na gôndola, como feito pelos exemplos abaixo.

Roleski Mexico Salsa Dip (Polônia)

Dip com inspiração mexicana sabor queijo e bacon defumado

Chris’ Heritage Savoury Dip (Austrália) 

Creme de queijo azul com sabor figo e pistache

Danone à Partager Spécialité (França) 

Creme crocante sabor pepino e menta

Spreads salgados mais saudáveis e foco no plant based

A saudabilidade expressada através dos alimentos é uma busca constante pelos consumidores. Novos produtos, como exemplificados abaixo, que favorecem e exploram essa questão representam grande oportunidade no mercado. 

Na Espanha, por exemplo, 80% dos respondentes de pesquisa realizada pela Mintel, dizem se interessar por spreads salgados que apoiam a saúde do intestino e, 1 em 5 estadunidenses provariam novos spreads se tivessem proteína adicionada.

Além disso, a ascensão plant based permite uma grande base de inovação de spreads veganos por exemplo, que entre 2020 e 2021 já foram reportados que são 20% dos lançamentos de spreads salgados do mundo.

Prommus Spicy (EUA)

Hommus apimentado proteico e plant based, com proteínas de ervilha

Quorn Vegansk (Suécia)

Patê sabor frango e curry com alto teor de fibras e alto teor de proteína

Poli Paté Piscancja Pasteta (Eslovênia) 

Patê de frango com alto teor de proteínas, com proteínas do leite. Destinado ao público infantil

A MasterSense pode ser a sua aliada para oferecer os melhores spreads salgados!

Os spreads são itens muito frequentes no dia-a-dia dos brasileiros e inclusive fazem parte de momentos especiais e festivos, como uma noite de vinhos e antepastos, uma entradinha na ceia do Natal, um complemento no café da manhã e chá da tarde. 

Por isso, inspire-se e traga ao seu consumidor a melhor experiência possível. Entre em contato com a MasterSense e saiba mais sobre nossas soluções para esse mercado.

Escrito por: Carla de Oliveira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *