Logo-MasterSense

Espaços flexíveis são tendência para o consumidor

 

Com a evolução do mercado de alimentos e bebidas, é dever do setor olhar para as tendências de consumo, como os espaços flexíveis.

E quando falamos em tendências, não diz respeito apenas aos produtos em si, mas sim sobre a forma como as pessoas consomem. Afinal, o contexto em que as pessoas vivem ajuda a entender o que elas desejam e de qual forma elas querem consumir.

Por isso, pensando em trazer essa reflexão e baseado no que a Mintel trouxe como atuais tendências de consumo, hoje o blog da MasterSense vai falar sobre uma delas: os espaços flexíveis. Continue a leitura e confira!

O que são espaços flexíveis?

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas tiveram que lidar com a transformação dos espaços. O lar passou a ser também o local de trabalho para muitos, ambientes públicos foram ressignificados e o que era comum antes hoje já não é mais feito da mesma maneira.

Além disso, surgiu a necessidade de estarmos mais próximos e conectados às pessoas que amamos, mesmo com o fato de estarmos distantes.

Neste contexto, o espaço em que estamos inseridos têm papel fundamental na hora de consumirmos: eles precisam ser flexíveis, conectados, convenientes e os próprios produtos precisam facilitar esse caminho.

O que esperar para o futuro?

Para exemplificar essas mudanças, a Mintel trouxe uma previsão de como os espaços têm mudado e como as marcas devem se adaptar às transformações do mundo.

O que muda agora

O foco hoje é sobre como podemos levar mais comodidade e facilidade para a rotina de um consumidor.

Neste sentido, já estamos vendo muitas movimentações interessantes de varejistas, tanto no presencial quanto no online: novos pontos de delivery, estações de descarte de lixo, coworking como espaço de trabalho colaborativo e etc.

O que muda daqui a até 3 anos

O foco para os próximos anos, em um mundo pós-pandemia, é capturar as experiências que foram vividas antes.

Neste sentido, o interessante é buscar resgatar experiências sensoriais e que remetam à sentimentos e sensações.

O que muda daqui a 5 anos

Em um cenário para o futuro, a ideia é que o metaverso já esteja inserido na rotina do consumidor.

O metaverso é a ideia da internet 3D, ou seja, uma experiência na internet de forma imersiva. O metaverso permite (e irá permitir muito mais no futuro) que o consumidor viaje por novos mundos e presencie realidades totalmente diferentes.

Por se tratar de uma tecnologia ainda em desenvolvimento, é algo que será sentido mais no futuro, mas que já é importante estarmos de olho. Afinal, ele é uma oportunidade perfeita para marcas e empresas se conectarem com um consumidor de forma única, oferecendo experiências nunca vividas antes.

O que já está sendo feito hoje?

Para exemplificar a importâncias dos espaços flexíveis na experiência do consumidor, trouxemos alguns exemplos. São eles:

Café Tostado – Colômbia

A marca colombiana Tostado abraçou essa nova rotina ao lançar um aplicativo de delivery para vender os produtos diretamente ao consumidor.

Para promover este lançamento, a primeira compra vinha acompanhada de mais um café. Além disso, o app da marca contou com descontos especiais e personalizados de acordo com a preferência do consumidor.

Outback

O Outback, conhecido restaurante em todo o mundo, inaugurou o seu próprio restaurante dentro do metaverso.

Na plataforma, eles criaram um jogo e os ganhadores tinham direito a um cupom de compra da marca no iFood. Ou seja, uma experiência virtual que foi completada com a experiência física.

 

 Com a MasterSense, você fica por dentro das tendências de consumo!

Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a tendência dos espaços flexíveis?

Como marca, é importante estar de olho no que o consumidor tem buscado e se adaptar para estar em novos lugares – sejam eles físicos ou virtuais. Assim, é possível criar conexões mais profundas e permitir que seu produto seja inserido na rotina dos seus clientes.

E para te ajudar com as melhores soluções de ingredientes, sabores e texturas, conte com a MasterSense! Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

 

Conteúdos relacionados

O futuro dos alimentos e bebidas funcionais

A indústria de alimentos e bebidas funcionais tem passado por uma transformação significativa nos últimos anos.  Com a crescente conscientização sobre saúde e bem-estar, os consumidores buscam produtos que não apenas atendam

Ler mais