A alimentação infantil tem sido ponto foco para muitos pais que desejam oferecer alimentos saudáveis aos seus pequenos. Por esse motivo, convidamos a Daniela Resende da Nat4kids para explorarmos mais sobre esse tema tão relevante. Vem conferir!

Letícia Pereira – Conte-nos sobre sua história com o mercado de alimentos e bebidas.

Daniela Resende – Minha relação com este mercado começa desde pequena, ao contrário de outras meninas, eu nunca me interessei muito pela cozinha, lembro-me um dia, quando eu tinha uns 10 anos, fui chamada pela minha mãe para a prender a fazer arroz, lembro-me claramente da minha reação: “mãe, quando eu crescer, as comidas serão congeladas, eu terei somente um forno de microondas em casa, e todas as louças serão descartáveis! Posso voltar a brincar?” Obvio que minha mãe não teve outra reação a não ser concordar com minha visão de futuro! Naquele dia, nascia a futura Engenheira de Alimentos! Hoje com 20 anos de formada e mãe de duas meninas, sou realizada e feliz por minha escolha profissional! Trabalhei por quase 10 anos na indústria de ingredientes. Em 2013 decidi trabalhar com consultoria, atualmente a Dconsult – Gestão Descomplicada! Com o nascimento das minhas filhas, uma em 2014 e outra em 2016 e o início delas na vida escolar, deparei-me com muitas mães e todas elas apresentavam uma grande lacuna de culpa, desconfiança e confusão delas em relação aos alimentos industrializados que optavam por enviar aos seus filhos nas lancheiras! Decidi então, paralelamente ao trabalho de consultora, fundar a Nat4kids, como uma starta-up de conhecimento, feita por especialista na área, com o único objetivo de desmistificar os Alimentos Industrializados Saudáveis, falando a verdade sobre sua a praticidade e saudabilidade diretamente ao consumidor final! Nasce assim o Primeiro Guia Alimentar de Industrializados Saudáveis do Brasil: Nat4kids – Indústria do Bem! Chamada também de Vitrine dos Industrializados do bem!

Letícia Pereira – Que #ficaadica você daria a profissionais da área de alimentos em início de carreira?

Daniela Resende – Todos os profissionais relacionados com a área de alimentos, sejam Engenheiros de Alimentos, Nutricionistas, Gastrônomos e tantos outros profissionais que acabam atuando em parceria com a fabricação industrial ou caseira dos produtos alimentícios, tem uma imensa responsabilidade sobre todas as questões de saúde pública! O meu #ficaadica é sempre que possível ter contato com os consumidores finais, entendendo suas necessidades, em cada nicho! Eu acredito que a maior inovação da minha startup, a Nat4kids seja exatamente o fato de um profissional da indústria estar disponível ao consumidor, dando “a cara a tapa” para ouvir suas dúvidas e posicionar o que há de bom na indústria, quebrando mitos e crenças limitantes do público consumidor!

Letícia Pereira – Quais os maiores aprendizados ao longo de seu trabalho com o foco no público infantil?

Daniela Resende – Respeito as preocupações genuínas das mães, suas dúvidas, suas culpas e desconfianças, esse tem sido o maior aprendizado e vou explicar o meu motivo para essa resposta! Cada criança é única! Deparei-me com crianças saudáveis, com crianças com recusa alimentar e com restrições alimentares, sejam elas causadas livremente ou por quaisquer situações atípicas em seus desenvolvimentos. Cada relato de mãe, agradecendo uma dica, é uma vitória para mim como mãe, como profissional da indústria de alimentos e como ser humano! Todos nós temos marcas de alimentos que ficaram na nossa memória quando crianças, que fizeram parte de momentos que deixaram memória afetiva enorme! Muitas crianças, com restrições alimentares não têm, por exemplo, esse tipo de acesso, principalmente a boas marcas!

Letícia Pereira – Quais principais mudanças você tem visto no mercado do público infantil nos últimos anos?

Daniela Resende – Percebo que as indústrias saíram um pouco da questão somente de aparência e marketing para as crianças, com personagens e estão caminhando para a preocupação genuína com a nutrição das crianças. Produtos nutricionalmente melhor balanceados, com redução da lista de ingredientes, com aditivos cada vez mais naturais! Neste sentido temos tido produtos desenvolvidos especialmente para esse público, com redução da base de açúcar, aumento de boas fontes proteicas!

Letícia Pereira –Quais os impactos da indústria de ingredientes e aromas no seu trabalho?

Daniela Resende – Altíssimo! A indústria de ingredientes e aromas é a base de toda a inovação na cadeia de alimentos, digo isso sem medo algum! Quando me deparo com ovos de chocolates coloridos naturalmente, ou então com iogurtes aromatizados e coloridos e ainda assim posso recomendar os mesmos como saudáveis, a grande responsável é a indústria de ingredientes! Digo sempre que, para o público infantil, o grande desafio é juntar três grandes partes interessadas: pais preocupados com o desenvolvimento dos seus filhos + crianças com gostos sempre peculiares + indústrias com a tecnologia para entregar saúde e praticidade!

Conta com a MasterSense para o desenvolvimento de produtos com foco no público infantil! Entre em contato conosco e conheça mais!

2 Comentários

  1. Andrea Zacarias

    Excelente trabalho da Nat4kids! Parabéns!

    Responder
    • MasterSense

      Obrigada Andrea, eles tem um ótimo trabalho!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *