Que o colágeno traz múltiplos benefícios a gente já sabe, mas como potencializar seu uso com foco em saúde? Para te ajudar com esse dilema, o EntreMasters deste mês traz uma entrevista com Ana Cristina Corrêa de Faria – Business Development Manager Health & Nutrition da Rousselot.

 

Henrique Stelari –  Quais os principais efeitos da suplementação Peptan® para ossos e articulações?

Ana Corrêa – Para falar de Peptan® na saúde óssea precisamos começar citando que os ossos são tecidos formados por uma porção inorgânica e por outra, orgânica, cuja composição contém 90% colágeno, daí a importância deste nutriente para os ossos.

No entanto, há redução da produção de colágeno em nosso organismo durante o envelhecimento.  Por isso, a suplementação com peptídeos de colágeno Peptan® se faz uma estratégia interessante para fins de saúde óssea, uma vez que estudos científicos realizados com esse suplemento demonstraram a associação de sua suplementação e benefícios para a saúde óssea, tais como a manutenção da densidade mineral óssea e força do osso, além do estímulo das células produtoras da matriz óssea.

Com relação à saúde das articulações, sabe-se que a cartilagem das articulações é constituída por colágeno tipo II e proteoglicanas, que conferem sustentação e lubrificação, respectivamente. No entanto, doenças como a osteoartrite e danos causados por exercício físico intenso podem acometer as articulações e levar a muita dor, rigidez, podendo chegar ao bloqueio total do movimento, o que compromete a mobilidade e independência do indivíduo.

Estudo clínico, randomizado, placebo-controlado, realizado com cem mulheres com osteoartrite leve no joelho demonstrou que o consumo dos peptídeos de colágeno Peptan®, 8g/dia, reduziu as dores causadas pela osteoartrite e melhorou a função articular. Além disso, estudo experimental, com animais induzidos à osteoartrite demonstrou que Peptan® protegeu a cartilagem da degeneração, estimulou as células das articulações a produzirem a matriz lubrificante e reduziu a inflamação causada pela osteoartrite.

Ainda sobre os benefícios dos peptídeos de colágeno na saúde das articulações, a Rousselot desenvolveu também o Peptan® IIm, uma matriz premium de colágeno hidrolisado do tipo II, desenvolvido para auxiliar na manutenção da saúde das articulações. Peptan® IIm foi avaliado em estudo experimental, com animais induzidos à osteoartrite e também demonstrou efeitos benéficos para a saúde das articulações. Esses efeitos incluem a proteção da cartilagem da degeneração, estímulo das células das articulações e redução da inflamação causada pela osteoartrite. A dose indicativa de consumo é de 1g/dia.

Henrique Stelari –   A partir de que idade precisamos começar a consumir Peptan® para minimizar impactos na saúde?

Ana Corrêa – Sabe-se que há redução da produção de colágeno endógeno (produzido por nosso corpo) com o passar dos anos, iniciando após os vinte e cinco anos. No entanto, essa idade pode variar de pessoa para pessoa em função de fatores, dentre eles o tipo de dieta. Recomendamos a consulta com um médico ou nutricionista para a indicação da idade ideal para o início do consumo para cada indivíduo.

Henrique Stelari –   Qual a dose recomendada por dia?

Ana Corrêa Para saúde de ossos e articulações, recomendamos de 8-10g/dia.

Henrique Stelari –   Nos estudos realizados, qual é o tempo mínimo de suplementação com Peptan® para obter esses benefícios?

Ana Corrêa O tempo mínimo é de 3 meses, com base em nossos estudos.

Henrique Stelari – Qual a diferença do Peptan® para outros colágenos de mercado? O Peptan® tipo I também tem benefícios para a saúde da articulação como o tipo II?

Ana Corrêa Sim, o Peptan® tipo I tem benefícios para as articulações conforme falamos acima, além de benefícios para a saúde de ossos, beleza da pele e recuperação muscular, ou seja, o produto tem atuação ampla em nossa saúde. Já o Peptan® IIm tem foco somente na saúde das articulações.

Henrique Stelari –  Quais sugestões de produtos/aplicações podemos utilizar o Peptan®?

Ana Corrêa Peptan® pode ser utilizado em formulações de pós para preparo de bebidas e suplementos, em bebidas prontas para o consumo, em iogurtes, bebidas lácteas, barras proteicas e balas de gelatinas.

Peptan® IIm pode ser utilizado nas mesmas aplicações acima, além de cápsulas duras e moles.

Se você está desenvolvendo projetos com inclusão de colágeno, a MasterSense trabalha com a melhor solução em colágeno, o Peptan® da Rousselot! Entre em contato conosco e conheça mais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *