No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde e a preocupação com um estilo de vida mais saudável tem transformado os hábitos de muitos consumidores ano após ano.

Essa realidade tem sido vivenciada por muitas pessoas, as impulsionando a buscar nas gôndolas alimentos e bebidas mais saudáveis que os auxiliem a ter mais qualidade de vida. A pandemia alavancou o crescimento desse movimento, pois os consumidores têm buscado se cuidar como um todo: bem-estar físico e mental, entendo que ambos andam juntos e conectam o corpo como um todo.

Com uma rotina com diversos afazeres e tarefas, muitas vezes o consumidor se viu colocando sua saúde em segundo plano e sendo uma porta de entrada para diversas doenças que vem em constante crescimento no mundo todo.

Ao falarmos de malefícios que estão relacionados ao consumo excessivo de açúcares, provavelmente, você se lembrará da obesidade e diabetes. De acordo com um estudo do New England Journal of Medicine, estima-se que 107,7 milhões de crianças e 603,7 milhões de adultos eram obesos em todo o mundo.

Além disso, a Organização Mundial de Saúde estima que uma pessoa em 11, ou 422 milhões de pessoas em todo o mundo, tenha diabetes e preveem que, em 2030, a diabetes será a 7ª causa de morte.

Pensando nisso, a MasterSense preparou este conteúdo sobre o que é stevia e como ela pode ser um ingrediente importante ao citarmos alimentos e bebidas mais saudáveis para os consumidores. Vem conferir!

Por que escolher a stevia?

Diversos segmentos da indústria de alimentos têm buscado oferecer produtos reduzidos ou zero açúcar aos seus consumidores. A substituição por ingredientes como a stevia em pó ou outros outros formatos tem a capacidade de influenciar no controle de peso. Quando usados corretamente, os adoçantes de baixa caloria podem ajudar na manutenção da saúde.

Outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition conduziu uma meta-análise de 15 ensaios clínicos randomizados (RCT) e nove estudos de corte prospectivos para examinar a relação entre adoçantes de baixa caloria (LCS) e peso corporal e composição. 

Os resultados mostraram que, nos estudos RCT, o LCS reduziu significativamente o peso corporal, o índice de massa corporal, a massa gorda e a circunferência da cintura. Nos estudos de corte prospectivos, a ingestão de LCS não foi associada ao peso corporal ou massa gorda, mas foi significativamente associada a um IMC ligeiramente maior. A partir dessa análise, os autores concluem que substituir opções de calorias mais elevadas por LCS resulta em perda modesta de peso e pode ser uma ferramenta útil na manutenção ou perda de peso.  

Stevia como adoçante natural

A stevia é um adoçante natural de zero calorias à base de plantas e não contém carboidratos, por isso, não tem impacto nos níveis de açúcar no sangue (de crianças e adultos) que possuem diagnóstico de diabetes. 

Em 2011 foi realizada uma pesquisa que demonstrou que os glicosídeos de esteviol não tem impacto na homeostase da glicose entre pessoas com diabetes. Um estudo randomizado controlado entre 122 adultos com mais de 16 semanas que receberam quatro doses de aproximadamente 330 mg de equivalentes de esteviol ao longo de um dia em comparação com o placebo não teve impacto nos níveis de açúcar no sangue. Para este estudo, 97% da stevia rebaudiana A foi usada.  

Confira os artigos completos no site da PureCircle Stevia Institute:

https://www.purecirclesteviainstitute.com/nutrition-and-health/weight-management/

https://www.purecirclesteviainstitute.com/nutrition-and-health/diabetes 

A MasterSense possui um portfólio completo de stevias da PureCircle para te auxiliar em projetos de redução ou zero açúcares! Entre em contato conosco através do site e conheça!

Escrito por: Letícia Pereira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *