Se tem um mercado que sabe se conectar emocionalmente com o consumidor é o da confeitaria.

 Afinal, através de elementos sensoriais e do sabor, os produtos desta categoria trazem momentos de relaxamento, prazer e degustação, oferecendo experiências únicas ao consumidor.

 Pensando nisso, como se destacar neste mercado e fazer com que o cliente se torne não apenas um consumidor, mas fã de uma marca ou produto? Para entender mais sobre este assunto, acompanhe o conteúdo que o blog da MasterSense preparou para você!

 O segredo está no escapismo

 Após a chegada da pandemia de Covid-19, muitas restrições foram impostas à população: não foi mais possível viajar, frequentar lugares que antes eram comuns, etc.

 Com isso, muitas pessoas passaram a viver mais momentos de estresse, ansiedade e tristeza pelo temor da situação mundial e também da limitação de atividades. Para se ter uma ideia, segundo estudo da Mintel, 73% dos consumidores do Reino Unido sentiram mais estresse do que o normal desde o início da pandemia.

 Foi aí que os produtos de confeitaria e alimentos em geral fizeram toda a diferença: a comida e a bebida tiveram um grande impacto na saúde mental e emocional das pessoas, proporcionando momentos de prazer e escapismo nestes dias.

 Sendo assim, é de grande importância que as marcas se preocupem em desenvolver produtos cada vez mais saborosos e indulgentes, pensando na excelência da experiência do consumidor.

 Como atrair o consumidor com produtos de confeitaria?

 Portanto, fica a dúvida: com a tendência da confeitaria e esta categoria de produtos em alta, como atrair os consumidores e se tornar mais competitivo neste mercado? Acompanhe a seguir algumas dicas, baseadas em estudos da Mintel sobre o comportamento do consumidor atual:

 Novas soluções para redução de açúcar

 Mesmo que os produtos de confeitaria (que normalmente são ricos em açúcar) estejam em alta, a preocupação com a saúde se faz cada vez mais presente. E neste contexto, produtos de confeitaria com redução de açúcar estão fazendo bastante sucesso.

 A ideia é utilizar ingredientes vegetais na fabricação desses produtos, além de usar a tecnologia para reduzir o uso de açúcar sem comprometer o sabor final do produto.

 Lembre-se que nem tudo é sobre doçura. Muitos consumidores (os adeptos à confeitaria vegana, por exemplo) estão evoluindo para uma indulgência menos doce e é preciso conhecer seu público ao desenvolver novos produtos.

 Alimentos premium

 Segundo estudo da Mintel, 72% dos consumidores dizem estar dispostos a pagar mais caro por produtos de classificação premium, que são mais finos e com ingredientes selecionados.

 Esse interesse tem tudo a ver com o momento que a pandemia trouxe: por passarem mais tempo em casa, os consumidores gostam de experimentar novas opções de produtos e experimentar itens premium, que são diferentes daqueles que conseguem produzir em casa.

 Os lanches rápidos também estão fazendo sucesso! O mesmo estudo indicou que 41% dos brasileiros consome alimentos como bolo entre as refeições quando sentem fome, o que mostra a importância dos bolos em pequenas porções.

 Embalagens fazem a diferença

 Um bolo de pote tem tudo para se tornar uma ótima experiência com um produto de confeitaria.

 Além de ser uma opção prática, o consumidor vê este item como uma espécie de recompensa por seu próprio esforço e pequenas vitórias em momentos como o que vivemos.

 Logo, esses bolos ou doces podem ser consumidos em momentos de descanso do trabalho, para dar de presente alguém, após uma refeição noturna e muito mais.

 Preocupação com a sustentabilidade

 Mesmo que os doces e a confeitaria sejam muito importantes para o momento em que estamos vivendo, a sustentabilidade também é uma preocupação dos consumidores.

 Neste sentido, é importante deixar claro que, tanto na forma de conduzir o negócio, quanto no desenvolvimento de produtos e embalagens, a sustentabilidade é uma preocupação da sua marca.

 O que o mercado de confeitaria tem feito?

 Para exemplificar as transformações do mercado e o que grandes marcas têm feito ao redor do mundo, trouxemos alguns exemplos de produtos de confeitaria de sucesso para você conhecer e se inspirar:

 Tiramissu e choux Sainsbury’s Taste the Difference: Diz-se que o tiramichoux é uma combinação de tiramisu com Marsala e choux buns recheados com creme (Reino Unido).

 Massa de brownie à base de grão de bico, Delighted by Desserts Edible Brownie Batter é vegano e descrito como ‘o original homus de sobremesa’. Contém grão de bico, açúcar turbinado (raw sugar), óleo de coco, cacau em pó, extrato de baunilha e pode ser consumido em forma de molho (dip) ou com a colher (US).

 A Torta de Maçã Moomin contém 30% menos açúcar que as tortas tradicionais e não possui lactose (Finlândia).

 Com a MasterSense, seus produtos de confeitaria serão um sucesso!

 Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a tendência de produtos de padaria e confeitaria? Apostar neste mercado é estar conectado com seu consumidor e entender a importância desta categoria na vida dos clientes.

 E para desenvolver os melhores produtos para sua marca, conte com a MasterSense! Entre em contato através do site e saiba como podemos te ajudar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.