A complexidade climática que vivemos hoje tem muito a dizer sobre a forma como consumimos.

Em outras palavras, a emissão de carbono está em seu ápice e isso está diretamente relacionado ao consumo humano e como fazemos isso nos dias de hoje.

Esta é mais uma tendência da Mintel sobre o consumo para os próximos anos e que você confere a seguir no blog da MasterSense!

 

O despertar verde dos consumidores

Mais do que nunca, os consumidores têm olhado para a questão da sustentabilidade e essa promete ser uma das tendências para os próximos anos quando falamos em alimentação.

O conceito de “eco friendly” tem sido muito discutido tanto na questão das embalagens, quanto da forma como os produtos são produzidos e consumidos.

No entanto, como seguir essa tendência em um cenário pós-pandemia, onde tudo está mais caro e os consumidores estão sofrendo com a inflação cada vez maior?

A resposta está nas atitudes que, mesmo que mais simples, como dar preferência às embalagens retornáveis, além de atitudes que abraçam a economia circular, como o uso de cupons de desconto e cartões fidelidade.

O que esperar para os próximos anos nesta tendência?

Pensando em diferentes cenários futuros, o que a complexidade climática tem a nos mostrar? Abaixo, separamos algumas das ideias dessa tendência, pensando nas seguintes configurações:

 

Para os próximos 12 meses

Falando sobre o próximo ano de forma geral, a reciclagem segue como forte tendência para os consumidores.

Reutilizar, tanto na questão de ingredientes, quanto para embalagens, é uma atitude que pode fazer toda a diferença e muitas pessoas já tem feito nos dias de hoje.

Para as marcas que se preocupam com essa questão, é importante deixar bem claro nos rótulos e embalagens que determinadas ações estão sendo feitas e seu impacto positivo no meio ambiente.

 

Próximos 2 a 3 anos

Pensando em um tempo maior, a ideia é criar um padrão de sustentabilidade para toda a categoria de alimentos. 

Com um consumidor disposto a pagar mais por um produto sustentável, a ideia é deixar sempre claro a diferença entre esse produto e porque ele é a melhor escolha.

 

5 anos +

E em uma visão de tempo daqui a 5 anos ou mais, a ideia é criar uma comunidade que foca na sustentabilidade.

Para isso, é válido que as marcas façam parcerias com ONG’s, governos e outras instituições, pensando em fortalecer a ideia de sustentabilidade e tomando ações cada vez mais efetivas.

A complexidade climática deve ser cada vez mais pauta nas formas de consumo!

Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre essa última da nossa série de tendências da Mintel?

Como marca, é importante estar atento às transformações do mundo e a preocupação com a questão climática, que vem sendo cada vez mais discutida e gerando preocupação nos consumidores.E para te ajudar a desenvolver os melhores produtos para sua marca, conte com as soluções e ingredientes da MasterSense! Entre em contato e saiba como nós podemos te ajudar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.