A demanda por produtos mais saudáveis não é nenhuma novidade. Sejam produtos com funcionalidades ou reduzidos em açúcar, independente do tipo de apelo, o consumidor quer diversas possibilidades de consumo de produtos mais saudáveis e não abre mão do sabor. Essa busca também chegou ao mercado de chocolates. 

De acordo com a Mintel há algumas oportunidades a serem trabalhadas na comunicação de chocolates que são reduzidos em açúcar. Confira a seguir:

Faça com que mais consumidores experimentem chocolate com baixo teor de açúcar

Apesar do apelo de produtos reduzidos em açúcar estar em alta pela preocupação dos consumidores com excesso de consumo de açúcar, temos também o certo receio do consumidor em perder sabor do produto com essa redução. A indústria tem como oportunidade de comunicar e reconciliar a junção do chocolate e a redução em açúcar do produto.

Enfatize “chocolate”, não “baixo teor de açúcar”

Mais uma vez o sabor é um impedimento em relação ao chocolate com baixo teor de açúcar, pois ⅔ dos que experimentam esse tipo de chocolate não avaliam seu sabor igual as opções padrão. O sucesso será em enfatizar a qualidade e o sabor do chocolate reduzido em açúcar, ao invés do status de baixo teor.

De acordo com a Mintel, 45% dos brasileiros estão interessados em comprar doces e sobremesas adoçados com ingredientes saudáveis. Entre os posicionamentos saudáveis mais utilizados na comunicação, vemos sem açúcar adicionado (9,2%) e sem açúcar (6%). Para os consumidores que optam por chocolate amargo, a presença de açúcar não é um grande problema, uma vez que esses produtos tendem a conter consideravelmente menos açúcar do que o chocolate ao leite e o branco.

Esses dois últimos citados aqui, possuem um teor maior de açúcares e seus consumidores apreciam muito o seu sabor, mas hoje, já há uma busca por alternativas mais saudáveis. Existe aqui a possibilidade de utilização de adoçantes naturais como a stevia para também trazer o apelo de naturalidade ao produto.

Em uma pesquisa realizada pela Programa Atlas Ingredion em 2020 com mais de 10.000 respondentes foi constatado que 77,8% dos consumidores indicam que a alegação livre de açúcar em um produto é importante e que 73,8% acham aceitável a utilização de stevia em produtos de confeitaria. 

Por que a stevia se destaca?

A stevia é um ingrediente adoçante de origem natural, sustentável e com zero calorias adequada para uso em alimentos e bebidas. A folha de stevia tem sido utilizada há séculos por sua doçura em várias partes do mundo.

Sim, é seguro!

Os glicosídeos de esteviol são metabolizados da mesma forma em homens, mulheres e crianças.

Os glicosídeos de esteviol não afetam o microbioma nesses mesmos três grupos.

As autoridades regulatórias globais determinaram que o uso de extrato de stevia de alta pureza é seguro para a população em geral, incluindo mulheres grávidas, lactantes e crianças.

A gente tem o parceiro certo

A MasterSense é parceira da PureCircle – líder global na produção de extratos stevia de alta pureza.

PureCircle foi pioneira em modificadores de sabor de stevia, que têm a capacidade de realçar as notas de cacau. Isso ajuda as empresas a diminuir a dependência do cacau escasso por meio de uma solução de ingrediente à base de plantas na stevia.

Esses modificadores de sabor de stevia permitem que os desenvolvedores reduzam as quantidades de cacau junto com o açúcar sem comprometer o sabor.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e nos conte como podemos te ajudar nos desafios de oferecer um chocolate saboroso e reduzido em açúcar para o seu consumidor.

Escrito por Letícia Pereira – Marketing

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *