A relação entre saúde mental e a alimentação nunca esteve tão em evidência.

Afinal, quando nos alimentamos bem, os nutrientes conseguem agir corretamente sobre nossas funções cognitivas e digestivas, nos tornando mais produtivos, e também evitando o estresse. 

Sendo assim, essa relação entre alimentação e saúde mental é uma grande oportunidade para o mercado de alimentos e bebidas explorar em seus produtos e tendências. 

Quer saber como isso pode ser feito? Continue a leitura que o blog da MasterSense preparou para você e saiba todos os detalhes!

Como a alimentação influencia na saúde mental?

Com a chegada da pandemia de Covid-19, o tema saúde mental está cada vez mais em pauta. As preocupações com a doença, com a economia, ações diretas do vírus no sistema nervoso central, dentre outras causas, tiveram impacto direto na relação dos brasileiros com a saúde mental.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) indicou que 57% dos brasileiros declararam queda no bem-estar mental e emocional durante a pandemia de Covid-19.

Outra consequência disso está diretamente relacionada ao acesso aos alimentos que segundo pesquisa do Jornal Zero Hora, tiveram aumento de preço de até 89,16% ano ano. Enquanto isso, segundo estudos do Poder 360, 61% dos brasileiros tiveram fonte de renda prejudicada pela pandemia

Ou seja, com tantas preocupações e deficiência no consumo de nutrientes, aumentam os riscos de ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, dentre outros.

Alimentação saudável e saúde mental: criando uma relação saudável

Diante desse cenário preocupante, como é possível que a alimentação se torne um momento mais prazeroso e ajude o consumidor a obter os nutrientes necessários para evitar disfunções emocionais e cognitivas?

Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudar neste processo:

Fortaleça suas conexões

Um estudo da Mintel revelou que os consumidores se sentem melhor emocionalmente quando estão conectados com a família. 

Sendo assim, preparar pães, bolos e snacks para pequenas reuniões pode ser uma ótima solução para criar momentos de compartilhamento e fortalecer vínculos. 

Tire um tempo para você

Em outra pesquisa da Mintel, vemos que 68% dos entrevistados se sentem mais relaxados ao cozinharem ou prepararem seus próprios  alimentos e/ou bebidas

Pensando nisso, vale a pena apostar em alimentos que proporcionem experiências imersivas durante seu consumo. Fatores como textura, aroma e sabor devem ser levados em conta para a produção de alimentos e bebidas para potencializar esse momento sensorial

Descanse

Uma pesquisa da Innova Market Insights revelou que 57% dos entrevistados desejam alimentos e bebidas que os ajudem a se sentirem mais relaxados e confortáveis

Além disso, segundo a Innova, de 7 em cada 10 consumidores observam que o que comem e bebem antes de deitar para dormir bem e prevenir o estresse. Neste contexto, é essencial pensar em produtos que façam parte da experiência do consumidor em momentos específicos como este.

Alimente-se bem

Uma pesquisa da Mintel realizada em 2020 também trouxe dados relacionados à importância que o  consumidor dá para a saudabilidade. 

Ou seja, há uma ponte direta entre a nutrição e o prazer dos alimentos na saúde mental: 85% dos entrevistados acham importante equilibrar opções saudáveis com indulgentes

Além disso, 63% gostaria de consumir mais alimentos e bebidas com ingredientes que podem melhorar a saúde mental e emocional. 

Saúde mental e alimentação: soluções de produtos

Sendo assim, quais ingredientes podem ser grandes aliados na busca por um equilíbrio entre saúde mental e alimentação? Confira a seguir alguns exemplos que preparamos:

  • Nutri Whey 800 I: proteína com soro de leite 80% obtida a partir do leite, com alto teor de triptofano e que auxilia na melhora do sono;
  • Vana Sana DHA: óleo de peixe em pó que ajuda a melhorar as funções cognitivas e diminui sintomas da ansiedade e depressão;
  • Fibras solúveis e insolúveis: polidextrose, de soja, trigo e aveia.

A MasterSense é sua aliada para uma alimentação saudável e equilibrada!

Então, o que achou das nossas dicas para manter um equilíbrio entre a saúde mental e a alimentação? Como mercado, é nosso dever trazer soluções que ajudem o consumidor a conquistar mais qualidade de vida e bem-estar.

E para isso, conte com a MasterSense! Produzimos soluções e ingredientes para seus produtos com foco na satisfação dos seus clientes! Para saber mais detalhes, entre em contato!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *