Seu navegador não suporta ou está com o JavaScript desabilitado, por conta disso, podem ocorrer falhas nesse site.

Tendências e Oportunidades para o Mercado de Cafés

As pessoas que possuem o hábito de consumir o café podem contar que esse momento é um espaço de uma experiência única em seu cotidiano. Afinal, desde o seu preparo até o momento de seu consumo o consumidor é abraçado e reconfortado pelo seu aroma e sabor único. A bebida que é a companhia para muitos, seja em um momento sozinho como também para aquele bate papo entre amigos (vale lembrar que nesse momento de pandemia, tem feito falta para muitas pessoas). Por isso, o café é uma das bebidas mais adoradas mundialmente!

O café abre diversas oportunidades para a indústria de alimentos e bebidas. Afinal, o seu sabor e formato não precisa ser apenas consumido no mais puro café. Suas características são aplicadas em outros perfis de produtos como bebidas alcoólicas, chocolates, sorvetes, sobremesas e em tantos outros mercados, mas também há diversas oportunidades de inovação quando falamos do próprio café. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Confira abaixo alguns dados sobre essa bebida:

Sabor Café em outros mercados

Sabemos que além do café puro, temos outras bebidas que levam o café como cappuccinos, caramelo macchiato e outras diversas possibilidades quando entramos em uma cafeteria. A indústria trouxe também a possibilidade de trazer o sabor “café” dentro de outros produtos que não necessariamente estão em conexão com as bebidas. Por isso, vamos a alguns exemplos para te inspirar:

Sorvete Perfect World Espresso

O sorvete Perfect World Sweet Espresso é considerado um sorvete não lácteo com sabor de café. Ele contém apenas 342 calorias e possui açúcar naturais. É um produto vegano e rico em 12 vitaminas e minerais. Contém fibra alimentar e é isento de adição de açúcar, glúten, trigo.

Elit Gourmet Collection Chocolate

A coleção Elit Gourmet é um produto com certificação halal e contém chocolate preto com recheio de creme de café turco, chocolate ao leite com recheio de creme com sabor café expresso e chocolate branco recheado com creme de leite café latte. Esse produto é vendido em um pacote de 200g.

Carrefour Flan Café Extra

Um flan sabor café e que não possui glúten. Vendido em 4 unidades de 100g.

Além de trazer o sabor café em outros produtos de mercado, há espaço para inovação quando falamos do café. É possível explorar algumas tendências que estão em constante crescimento no mercado e que atendem as expectativas geradas pelo novo consumidor.

Explorar a tendência baseada no plant-based

A indústria de café pode trazer produtos à base de plantas, formulando novos produtos com alternativas ao leite. Essas inovações vão atrair uma base de consumidores mais ampla, pois além dos veganos, será possível atingir as pessoas que desejam retirar ou diminuir o consumo de laticínios.

Considerando a funcionalidade no café

Uma forma de impulsionar o crescimento, as marcas de café podem oferecer benefícios funcionais à saúde através dessa bebida, incluindo “super ingredientes” como o MCT. As marcas também podem trazer receitas mais naturais com baixo teor de açúcar para atrelar o produto ao posicionamento “better-for-you”.

Oportunidade de trazer experiência de consumo

Existem oportunidades para as marcas inspirarem inovação das tendências do “Café fora de casa” e que sejam instagramáveis. Um exemplo é trazer o sabor e indulgência que muitas vezes o consumidor encontra em cafeterias e essa mesma oportunidade para que ele consuma dentro da sua própria casa.

A MasterSense possui um portfólio completo para te auxiliar a levar inovação aos seus consumidores. Seja inovando em um produto sabor café ou trazendo funcionalidades para potencializar o seu produto. Conte com o nosso time de especialistas e vem inovar com a gente!

 

Fonte: Mintel

Escrito por Letícia Pereira – Marketing