Temos vivenciado os novos hábitos, as novas exigências e a crescente preocupação com a melhoria da qualidade de vida que os consumidores têm demandado.
Hoje, ao falarmos de novos desejos e anseios dos consumidores não podemos nos limitar apenas a “preço” ou “sabor”, mas diversos direcionamentos estão fazendo a Indústria se reinventar e se adaptar às novas demandas.
Os consumidores têm sido o motor dessa transformação. Por isso, estamos trazendo um conteúdo com base nas informações da Mintel para te auxiliar a entender esses novos desejos e aspirações de consumo.
A pandemia mudou e mudará as prioridades de valor dos consumidores em termos de economia de tempo, familiaridade e tratamentos justificáveis. Muitas pessoas continuarão a trabalhar, relaxar e se divertir em casa nos próximos 12 meses.
As marcas possuem oportunidades de oferecer produtos focados em inspiração econômica e sabores diferenciados. As formulações inovadoras de alimentos e bebidas serão aceitas como soluções para o bem-estar mental e emocional, o que levará a um novo interesse em abordagens baseadas na psicologia para uma alimentação saudável.
Muitos consumidores estão focados em seus orçamentos de mercado
O orçamento é um fator importante para os compradores latino-americanos. “Valor” significará comprar mantimentos com preços competitivos que atendam às necessidades básicas de: sabor, qualidade, saúde e segurança.
Os consumidores têm uma grande quantidade de valores em alimentos e bebidas
Os consumidores em estado de choque pandêmico agora estão focados no consumo mínimo e em obter os melhores retornos de suas compras:
Principais ações a serem tomadas em 2021-22 para a redefinição da qualidade
As marcas de alimentos, bebidas e serviços de alimentação devem se adaptar às novas demandas das atividades domésticas. Existem as oportunidades para as marcas oferecerem economia de tempo para mais um jantar em casa durante a semana, bem como kits experienciais que elevam as comemorações em casa.
À medida que o consumidor é impactado com incertezas e dificuldades da pandemia em 2021, os consumidores ainda precisam se cuidar. As marcas de alimentos, bebidas e serviços de alimentação podem disponibilizar sabores e formatos divertidos, bem como pequenas guloseimas acessíveis que valem a pena estourar o orçamento de alguém.
Atividades caseiras são preferidas durante os períodos de recessões, mas as marcas precisam se adaptar às novas demandas, uma vez que as pessoas estão trabalhando, estudando e relaxando em casa.
Os consumidores exigirão opções inspiradas no serviço de alimentação como uma forma de atalhos para jantares durante a semana, bem como ocasiões especiais de “hometainment”:
Os produtos com apelo plant-based já seguem em constante crescimento e podem ser um auxílio aos consumidores que desejam comer mais frutas, vegetais, legumes, leguminosas, grãos e outras plantas, seja como ingrediente principal ou como substituto de ingredientes de origem animal.
Marcas de alimentos e bebidas podem equilibrar a necessidade de uma pessoa se sentir única e especial com o desejo de fazer parte de comunidades de indivíduos com ideias semelhantes.
As marcas têm a oportunidade de apoiar os consumidores que estão descobrindo novos hobbies e expressando facetas de suas personalidades por meio de suas escolhas de alimentos e bebidas.
A COVID-19 complicou a socialização
As marcas estão aproximando pessoas e ajudando a construir suas identidades
Sabemos que a pandemia trouxe impacto na socialização de diversos consumidores. Um exemplo de reinvenção nesse momento foi realizada pelas marcas de bebidas alcoólicas, como Brahma e Amstel, onde se comemorou a volta dos campeonatos de futebol convidando o consumidor a fazer parte da torcida até de casa.
Outras marcar como Ruffles, promovem celebrações “coletivas” oferecendo experiências virtuais. E outros também estão capacitando grupos de consumidores.
Principais ações a serem realizadas em 2021-22 pela Unidos pelo Alimento
As marcas podem ajudar os consumidores a expressar seus valores individuais e paixões pessoais. Convidando-os a colaborar em inovações, resgatar seus hobbies pré-pandêmicos e proclamar suas paixões externamente para o mundo.
Depois de estabelecer uma base de fãs, as marcas podem apresentá-los uns aos outros.
Por meio de uma série de plataformas, as marcas ajudarão os consumidores a estabelecer novas conexões sociais online e na vida real.
Alimentos, bebidas e serviços de alimentação podem alavancar a dedicação dos consumidores às suas marcas, expandindo para categorias vizinhas ou criando produtos complementares de CPG.
Em 2021, as marcas podem encorajar as pessoas a compartilhar suas realizações (ou fracassos) nas redes sociais ou fóruns online de marcas.
Os consumidores seguem muitas vezes estressados e ansiosos. Por isso, precisam de soluções para a saúde emocional e mental. Alimentos e bebidas podem oferecer conforto, alegria e outras conexões emocionais por meio de rituais e formulações funcionais. Uma melhor compreensão de como o que você come o faz se sentir impulsiona a adoção de abordagens psicológicas para uma alimentação saudável.
COVID-19 tem sido uma fonte constante de ansiedade para muitas pessoas
A pandemia fez com que os consumidores reconhecessem que o bem-estar, incluindo saúde mental e emocional, é uma preocupação vital:
Principais ações a serem realizadas em 2021-22 para Alimente a Mente
As marcas de alimentos e bebidas podem oferecer fuga, paz e outros benefícios emocionais ao criar rituais. Ocasiões desde a preparação até o consumo podem oferecer momentos de calma e clareza.
À medida que uma parte dos consumidores resolve melhorar suas dietas na esteira do COVID-19, os conceitos de alimentação intuitiva e consciente começarão a introduzir o conceito da psicologia da alimentação saudável.
A preparação, a apresentação, o consumo e até a limpeza oferecem ocasiões para rituais vivenciais. O formato, as instruções e a embalagem podem ajudar a criar um ritual.
Os consumidores estão resolvendo melhorar suas dietas após COVID-19
Como uma parte das pessoas resolveu melhorar suas dietas após a pandemia COVID-19, a alimentação intuitiva e serviços como o Noom começaram a introduzir a psicologia da alimentação saudável.
Essas soluções estimulam uma melhor compreensão de quanto, quando e o que as pessoas comem, oferecendo flexibilidade em vez de regras rígidas. Isso está de acordo com o desejo dos consumidores de flexibilidade nas dietas: 85% dos adultos brasileiros concordam que é importante equilibrar opções mais saudáveis com opções indulgentes.
A maioria dos consumidores latino-americanos acredita em ingredientes que melhoram o humor
Mais alimentos e bebidas serão formulados para a saúde mental / emocional com ingredientes como vitaminas B, adaptógenos ou produtos básicos da Ayurveda e da Medicina Tradicional Chinesa.
A MasterSense possui um portfólio com soluções inovadoras para que você atenda as principais tendências e desejos do novo consumidor. Acesse e saiba mais.